AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
smartphone topo-de-gama, smartphones, iphone, s24, Comprar telemóvel depois do Verão

Chips mais caros! Outra desculpa para aumentar preços!?

Nuno Miguel Oliveira por Nuno Miguel Oliveira
12 de Março, 2024
em Sem categoria
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Como estamos fartos de dizer, a tecnologia está cara, e ao que tudo indica, a tendência é encarecer ainda mais nos próximos tempos, especialmente no lado mobile da coisa. Quer mudar de smartphone mas acha os preços exagerados na gama alta? Bem… Temos más notícias para si.

Más notícias que não ficam por aqui, ou seja, não ficam apenas para o lado mobile da indústria! Afinal, todos os processadores da AMD, NVIDIA, etc… São feitos nas linhas da TSMC.

  • Smartphones dobráveis baratos chegaram. Mas… Valem a pena!?

Chips mais caros! Outra desculpa para aumentar preços!?

7nm, tsmc, chip, chips, 3nm, 2nm

Portanto, como deve saber, apesar de algumas culpas no lado da Qualcomm que se anda a aproveitar de preços demasiado altos para a realidade atual do mundo Android, visto que o atual SoC topo de gama Snapdragon 8 Gen3 custa 200 dólares por unidade às fabricantes de smartphones.

A realidade é que a culpa não está apenas no lado da Qualcomm!

Está também muito no lado da TSMC, que aproveitou o facto de ser a maior e mais poderosa fabricante de chips para aumentar os seus preços de forma quase louca durante os tempos de pandemia. Uma tendência que parece ter tudo para continuar! Especialmente enquanto a Intel e Samsung não conseguirem oferecer serviços rivais de igual qualidade.

Dito tudo isto, além do aumento de preço esperado para a próxima geração de smartphones Android, que já deverão ser baseados em processadores de 3nm, tudo indica que a TSMC se está agora a preparar para voltar a aumentar preços. Sabe porquê? Porque o preço da eletricidade subiu, e bem, em Taiwan.

Mais concretamente, existiu uma revisão à forma como os preços são praticados na região. Por isso, qualquer entidade que seja definida como “Super Consumidor”, ou seja, que tenha consumido 5 mil milhões de Kw (ou mais) nos últimos 2 anos, leva com um aumento que pode chegar aos 30% nas contas de eletricidade.

Claro que a TSMC não vai levar com o aumento de uma só vez, visto que vai dividir a coisa por todas as sub-empresas.

Ainda assim, é quase certo que este aumento tenha um impacto nos preços dos produtos produzidos (wafers). O que por sua vez vai acabar por sobrar para o consumidor final. Aqui vale a pena salientar que a grande maioria dos smartphones do mercado, seja um iPhone ou um Android… Têm na sua base um SoC produzido pela TSMC.

Enfim, temos de esperar para ver o que vai acontecer.

SummarizePartilhar234
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Carros usados danificados por enchente, veículos à venda em área alagada.

Carros usados e cheias: atenção aos veículos que estão à venda

por Bruno Fonseca
10 de Fevereiro, 2026

Aprende a identificar os sinais de um veículo inundado antes de fazeres um negócio que te vai deixar "afundado" em despesas.

YouTube clickbait

Instagram e YouTube no banco dos réus: foram feitos para te viciar?

por Bruno Fonseca
10 de Fevereiro, 2026

Um julgamento histórico na Califórnia coloca o design da Meta e da Google sob escrutínio direto

Aspirador portátil Lidl com função de aspiração e sopro, compacto e eficiente, ideal para limpeza rá.

O mini aspirador do Lidl que também sopra vai esgotar

por Ana Oliveira
10 de Fevereiro, 2026

Conhece o gadget multifunções que chega às lojas por menos de 25 euros e promete ser o teu melhor aliado na limpeza de pequenos espaços

Burn-in nos ecrãs OLED: o que é, por que acontece e como evitar, Dormir com a TV ligada, desligar a smart tv, lg reforça aposta nas tvs qned e mini led. oled é para dominar!

VPN para IPTV: o que ganhas, o que perdes e o que tens de saber

por Nuno Miguel Oliveira
10 de Fevereiro, 2026

Se usas IPTV, seja ela legal ou pirata, há uma pergunta que aparece mais cedo ou mais tarde. Faz sentido usar uma VPN? Sim, faz. Pode depender da...

Artigo Seguinte
pneus sem ar, pneus durarem mais, mudar de pneus, sinais da direção do automóvel

Estes são os truques para os pneus do seu carro durarem mais!

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

seguir alguém no Instagram

O Instagram está a dar um tiro no pé gigantesco!

10 de Fevereiro, 2026
Galaxy S26 Ultra pode matar as películas de uma vez por todas

A revolta dos fãs: o que as pessoas realmente pensam do Galaxy S26

10 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados