Chips de memória não vão ficar mais caros! Mas os controladores…

Já reportámos que não é esperado um aumento no mundo dos SSDs ou módulos de memória RAM, devido ao facto da produção de chips DRAM e NAND Flash estar saudável, e de na verdade, até existir stock a mais pronto a ser enviado às fabricantes.

No entanto, quando começamos a falar dos controladores de memória, a história já é um pouco diferente.



Os chips de memória não vão ficar mais caros! Mas os controladores…

chips de memória

Portanto, o mundo da produção de semicondutores está um pouco ‘à rasca’, no limite da sua produção, e ao que tudo indica, as fabricantes mais pequenas também não têm grande margem de manobra neste fim de 2020 e início de 2021.

Por isso, as fornecedoras de controladores de memórias NAND Flash como a Phison e Silicon Motion, estão agora a ser incapazes de dar resposta à procura do mercado. Aliás, estas empresas nem sequer estão a aceitar novas encomendas, ao mesmo tempo que estão a considerar um aumento significativo nos seus preços. Estamos a falar de um aumento na faixa dos 15~20%.

No entanto, parece que a procura está mais no lado das soluções eMMC com baixas densidades (64GB ou menos). Um segmento de mercado em que as fornecedoras simplesmente deixaram de investir na tecnologia NAND Flash. O porquê deste aumento de procura? Um aumento significativo na procura de TVs e aparelhos Chromebook.

Por isso, por enquanto, ainda não é esperado que estes aumentos cheguem ao mundo dos SSDs de grande capacidade (128GB ou mais). No entanto, com um maior foco na produção de componentes para drivers de baixa densidade… É possível que o resto do mercado também tenha de se adaptar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também