Não é novidade para ninguém que a China quer dominar o mundo da tecnologia! Contudo, os planos originais têm agora uma série de obstáculos pela frente, o que aparentemente, até vai obrigar a superpotência a ter de dar alguns passos atrás.
Afinal de contas, parece que no caminho para ser uma gigante tecnológica, a China optou por alguns atalhos, e por isso, está agora presa numa guerra comercial com os Estados Unidos, que tudo indica, é para perder, pelo menos por enquanto.
China vai ficar afastada da tecnologia de ponta! Sabe porquê?
Portanto, como a guerra comercial parece não ter fim à vista, e a escassez de semicondutores também não está a ajudar, o país está agora pronto a investir cerca de 155 mil milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, para o desenvolvimento e produção de chips.
Em suma, à medida que as portas se fecham um pouco por todo o lado para as empresas Chinesas, o próprio pais está a fazer o tudo por tudo, para garantir que isto não é o fim da sua aventura tecnológica. Afinal de contas, caso não saiba, a China é neste momento (apenas) capaz de fornecer 20% dos chips necessários para a indústria local. Um número que deverá aumentar para os 70% algures em 2025.
Afinal de contas, a China está a implementar um plano gigantesco para tentar substituir todo o hardware e software estrangeiro das suas infraestruturas. O que claro está, eventualmente irá causar danos nas receitas de grandes empresas Americanas como a Dell, HP e Microsoft.
A China está agora dependente de tecnologia ‘obsoleta’!?
Entretanto, como deve saber, nos últimos anos, a administração liderada por Donald Trump teve o grande objetivo de afastar as fabricantes Chinesas das linhas de produção de semicondutores mais avançadas da indústria, ao mesmo tempo que também limitou seriamente o potencial de desenvolvimento das próprias fabricantes de semicondutores Chinesas, como a SMIC.
Por isso, como resultado de todas as proibições e sanções, a China está neste momento a comprar equipamento litográfico extremamente antigo, que tem estado encostado nos mais variados armazéns. Estamos a falar de um investimento de 1.2 mil milhões de dólares em equipamento antigo da ASML.
Em suma, se não está a perceber a ideia da China com este investimento… É muito simples! Passa por produzir chips baseados em processos mais antigos como 14nm ou 28nm! Que claro está, são mais do que suficientes para vários tipos de aplicações, como a indústria automóvel, ou militar.
Obviamente que todos estes planos não irão trazer grandes resultados no imediato… Mas a longo prazo? A China vai muito provavelmente aparecer ainda mais forte! E claro, sem qualquer necessidade de manter relações com os Estados Unidos. O que para mim, é simplesmente assustador…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!