China ultrapassa EUA no entusiasmo com veículos autónomos


Por em

Um estudo recente realizado pelo Instituto Capgemini revelou que há mais pessoas na China entusiasmadas com a tecnologia de veículos autónomos do que nos Estados Unidos. É sem dúvida algo interessante. Especialmente considerando que os EUA são a terra da Tesla. Para além disso, este país é visto como um dos mais avançados a nível tecnológico.

Veículos autónomos: China está muito mais entusiasmada que os Estados Unidos ou a Inglaterra

Este estudo contou com uma participação superior a 5000 entrevistados. Mais de metade dos entrevistados chineses mostraram mais “positividade” em relação aos carros autónomos. Já os participantes americanos e ingleses estão menos entusiasmados. É quase como se ficassem assustados com a perspectiva de deixarem o lugar de condutor e passarem o volante a uma tecnologia que conduz sozinha.

veículos autónomos

A China não estado de braços cruzados em nenhum campo e muito menos neste!

É que esta país já estabeleceu objetivos ambiciosos para o lançamento de veículos autónomos. Isto já começou no final do ano passado. Foi nesta altura que o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação emitiu o documento “Internet of Vehicle Development Commission”. Ele define 2020 como um ano muito importante para a realização de testes-piloto. O objetivo é a adoção em larga escala de veículos autónomos. Entretanto, um relatório da Bloomberg New Energy Finance também revelou mais pormenores. O número de empresas chinesas com licenças de teste para carros autónomos disparou de zero para 35 nos últimos 18 meses.

veículos autónomos

Numa entrevista, Markus Winkler, um dos responsáveis pela consultora Capgemini SE, afirmou que na China, mas também noutros países asiáticos, há muito mais entusiasmo acerca das novas tecnologias. Este facto também tem tido a contribuição do governo.

No geral, estes fabricantes estão a intensificar os seus esforços de investigação e desenvolvimento nos veículos autónomos.

O CEO da Tesla, Elon Musk, referiu-se recentemente à tecnologia autónoma como “transformadora” para a fabricante de carros elétricos, numa convenção de investidores que decorreu na semana passada.

Entretanto, outras empresas de automóveis como a Honda Motor Co., a Ford Motor Co. e a Volkswagen AG estão a aumentar o investimento em tecnologias sem motorista.

A título de exemplo, a General Motors Co. atraiu esta semana 1,15 mil milhões de dólares em novos investimentos. Isto valorizou a unidade de veículos autónomos em 19 mil milhões.

É sem dúvida um estudo interessante. O que pensam disto? Contem-nos tudo nos comentários.

Leia também

Ou veja mais notícias de Auto, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

ASUS ZenFone 6: a nova aposta vai ter sucesso onde o 5Z falhou?

Nova atualização de Rainbow Six vai prevenir o ‘Friendly Fire’

Seguinte