China está a trabalhar na sua própria Lista Negra! – Estas últimas semanas, não têm sido nada fáceis para a Huawei, por todas as razões que já deve conhecer.
No entanto, apesar do CEO da empresa ter pedido ao governo Chinês, para não fazer nada em retaliação… Parece que a guerra comercial vai piorar, antes de melhorar!
Afinal de contas, parece que o governo Chinês, está a preparar a sua própria Lista Negra, para atingir os Estados Unidos
Um porta voz do ministério do Comércio Chinês, disse ao Bloomberg, que a lista vai incluir empresas que possam ser uma ameaça à segurança nacional. Ou seja, todas as empresas que não obedeçam às regras de mercado, violão contratos e bloqueios, ou até que cortem o fornecimento de componentes, por razões não comerciais.
Provavelmente, algumas das empresas prestes a entrar na lista são a Apple, a Alphabet Inc, e até a Qualcomm.
Curiosamente, parece que a China também irá alongar a lista, para empresas fora do domínio Norte Americano, com a mira na Toshiba e ARM, que decidiram cortar relações com a Huawei, apesar de não terem sede no país de Donald Trump.
Além disto, a China também está a equacionar cortar com a exportação de minerais raros para os Estados Unidos.
É que caso não saiba, estes minerais são essenciais para a produção de produtos eletrónicos, automóveis e até para a defesa de um país. Um mercado que a China domina, com 35% das reservas mundiais.
Em suma, vamos ficar a saber mais sobre este assunto, na próxima reunião do G20… Esperemos que as coisas não cheguem a tanto, e que a guerra comercial termine rapidamente,
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!