Quarta-feira, Setembro 24, 2025

China tinha demasiados carros elétricos. A solução é curiosa!

Na Europa, e de facto até no nosso pequeno Portugal, já se começa a sentir o aperto. O número de carros elétricos a crescer, e claro, postos de carregamento que não acompanham o embalo.

Tal e qual como aconteceu no passado, mais concretamente durante os meses de Julho e Agosto, vamos ver filas intermináveis para carregar carros dentro da autoestrada que tão bem conhecemos, a A2.

Mas isto não é apenas aqui, é um pouco por todo o lado. Não há carregadores para todos.

Dito tudo isto, agora imagina o que é ter 11 milhões de carros elétricos vendidos num só ano, como aconteceu na China em 2024. Por muito investimento que exista, a infraestrutura simplesmente não aguenta.

China tinha demasiados carros elétricos. A solução é curiosa!

Portanto, para dar a volta à situação, os Chineses decidiram inovar. Como? Simples, com camiões cheios de energia a circular pelas estradas, prontos a carregar centenas de carros. Literalmente, energia sobre rodas.

O caos que a Europa ainda não viu… mas devia antecipar?

Se em Portugal já é assim, e na vizinha Espanha, com apenas 5% de elétricos a circular, já se viram filas intermináveis nos carregadores da Tesla durante a Semana Santa, então o que dizer da China, com a maior frota do mundo? A resposta foi rápida e prática.

Durante o feriado do Dia do Trabalhador, um dos períodos com mais deslocações do ano, o governo chinês mobilizou 238 camiões de apoio em 49 áreas de serviço e ainda montou 246 estações temporárias de carregamento.

Como funcionam estas ‘baterias ambulantes’?

Estes camiões são autênticos porta-aviões elétricos.

Cada um leva 3.600 kWh de energia, o suficiente para carregar até 100 carros com baterias pequenas de 36 kWh. Na prática, isso representa cerca de 180 km de autonomia, ideal para continuar viagem até ao próximo destino.

Dito isto, cada camião pode carregar até oito veículos em simultâneo, e quando esgota a energia, volta à base para ser recarregado… com energia solar. Ou seja, energia limpa.

Tecnologia auxiliar… que afinal é cada vez mais essencial

Antes de mais nada, estes camiões de carregamento não são uma novidade total na China.

Já existiam para socorrer condutores que ficassem sem bateria.

Assim, a diferença é que agora estão a ser usados como parte ativa da estratégia nacional para evitar o colapso da rede elétrica em momentos de maior aflição. Por isso, a sua potência é até 20 vezes superior à dos veículos de apoio de marcas como a Wuling. Que até aqui serviam mais para emergências.

Entretanto, a CATL também já está envolvida no desenvolvimento deste tipo de soluções móveis. Curiosamente, tudo indica que este tipo de modelo pode vir a ser exportado para outras regiões.

Ou seja, com a crescente adoção dos carros elétricos também na Europa, talvez não demore até vermos camiões-cheios-de-bateria a circular pelas nossas autoestradas.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙