Chia: SSD mining dá cabo da drive em 6 semanas

Como deve saber, a moeda virtual Chia tem estado na boca do mundo, com a possibilidade de ser a próxima grande moeda a sofrer uma valorização recorde, tal tem sido o seu crescimento.

No entanto, o mining desta nova moeda é bem mais agressivo que o normal. Afinal de contas, enquanto no mining com placas gráficas é perfeitamente possível comprar vários modelos, e deixá-los a funcionar virtualmente durante anos… Um SSD com a missão de minar Chia, vai muito provavelmente deixar de funcionar em cerca de 6 semanas.



Chia: SSD mining dá cabo da drive em 6 semanas

HP EX950

Portanto, de forma muito curiosa, a Chia deveria ser uma moeda mais amiga do ambiente, sendo criada pelo criador do próprio BitTorrent (Bram Cohen). No entanto, esta ideia acabou por cair por terra, quando o mercado começou a apostar a sério na moeda, e começou a comprar SSDs e HDDs em massa para o fazer. O que claro está, faz com que o consumo de energia seja exatamente o mesmo, porque é muito mais fácil meter centenas de SSDs ou HDDs a minar em comparação a centenas de placas gráficas. Mas além disto, estes SSDs e HDDs duram muito pouco tempo à mercê do algoritmo. O que claro, vai dar origem a mais lixo eletrónico.

Ou seja, se por ventura estava a pensar minar com os seus SSDs, da mesma maneira que talvez já mina com a sua placa gráfica. O melhor é mesmo estar quieto, porque enquanto a placa gráfica é capaz de aguentar as exigências do algoritmo sem qualquer dano ou queda de performance, o seu SSD vai acabar por falecer em 40 dias, ou seja, em menos de mês e meio.

Para ter noção, um SSD de 512GB ‘normal’, aguenta apenas 40 dias, enquanto um SSD de 1TB dura cerca de 80 dias. As coisas estão a ficar tão graves, que as fabricantes de SSDs já estão a planear mudar os seus planos de garantia.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!