Chia: Mining com SSDs está cada vez mais popular!

Como deve saber, o mining via SSDs e HDDs está a ganhar popularidade no mundo das criptomoedas, tudo graças à chegada da moeda virtual Chia. Afinal de contas, quando começaram a chegar as primeiras notícias acerca deste algoritmo, o tamanho da rede era de apenas 600 petabytes… Mas agora, já vamos nos 10 exabytes! Tem noção do crescimento? É simplesmente incrível.

Ah… E talvez mais importante que tudo isto, tendo em conta como o mining de Chia funciona, isto significa que tivemos muitos SSDs NVMe super rápidos a serem sacrificados. O que pode acabar por ser uma má notícia para todos os nós, visto que se por ventura esta ‘brincadeira’ se tornar lucrativa, vai ser outro componente que vai aumentar de preço, ou simplesmente desaparecer das prateleiras.



Chia: Mining com SSDs está cada vez mais popular!

ssd, adata

Portanto, a rede que dá vida à moeda Chia já escreveu cerca de 186 Exabytes, com a grande maioria deste número a vir de SSDs NVMe. Mas vamos falar um pouco sobre como tudo funciona, para perceber o que significa este crescimento.

A primeira fase do mining de chia tem o nome de Plotting, que na verdade, é como se fosse uma espécie de “lottery ticket”. Posteriormente temos o Farming, que é quando esperamos e minamos o nosso plot, à espera que este ganhe um bloco. Dito isto, a parte do Plotting precisa de algum poder de processamento, memória RAM, e claro, uma drive de armazenamento rápida. O tamanho mais comum de um Plot é de 101 GiB, e para conseguir escrever este plot, são necessárias 2 threads, 3.4 GiB de memória RAM e cerca de 1.6 TiB de armazenamento escrito. Ou seja, um único plot de 101GB (K32) vai queimar 1.6 teras do TBW do seu SSD.

O que muito resumidamente, significa que a moeda Chia come SSDs NVME ao pequeno almoço!

Afinal, um SSD ‘normal’ de consumo como é o Samsung 970 Evo Plus de 1TB tem cerca de 600 TBW (Total Terabytes Written). O que basicamente significa que o SSD é capaz de escrever 600 Teras nos seus chips de memória, isto antes de ‘morrer’. O que neste caso específico da moeda Chia, significa que apenas irá ser capaz de escrever 375 plots antes da drive desistir.

Assim, com 10 Exabytes já escritos, já temos cerca de 105,891,699 plots (K32) na rede. Ou seja, a moeda Chia já queimou cerca de 186 Exabytes de TBW. Claro que também existem utilizadores com drives HDD, por serem mais baratas. No entanto, segundo os dados da rede, parece que a preferência recai mesmo nos muito mais rápidos NVMe.

Entretanto, ainda não é certo que isto realmente se torne numa ‘moda’, ou que se torne mesmo no novo mining por placa gráfica, que tantos danos fez no mercado. Mas… Com este crescimento absurdo, talvez seja boa ideia comprar já um SSD, não vá a coisa ficar mais complicada num futuro próximo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também