Chegou o salto tecnológico que irá tornar os smartphones mais smart

Normalmente é a Huawei que cumpre esta missão! Mas como as coisas não estão mesmo nada fáceis para a gigante Chinesa… É agora a vez da Apple de chegar ao mercado com o processo de produção mais avançado.

Afinal de contas, os novos iPhone 12 já trazem um SoC de 5nm, cortesia das linhas de produção da TSMC.



iPhone 12: O salto tecnológico que irá tornar os smartphones mais ‘smart’

smartphones mais

Portanto, se por acaso esteve atento ao lançamento dos novos iPhones, deve ter reparado que estes são os primeiros aparelhos no mundo a serem alimentados por um novo tipo de chip.

Como é normal, a Apple falou logo das potencialidades ‘normais’ como o aumento do processamento, o que irá possibilitar a edição de vídeos 4K, melhorar o processamento de captura de imagem, e aumento da performance em videojogos.

Mas o que é realmente importante no meio de tudo isto, é a poupança da bateria ao mesmo tempo que os aparelhos ficaram mais poderosos.

Como é que isto acontece, é mais ou menos simples… Afinal, o facto de a Apple utilizar o processo de 5nm em vez do ‘velhinho’ processo de 7nm que dá vida aos atuais processadores da Qualcomm, AMD, etc… É que os transístores são agora mais pequenos, o que claro está, permite meter mais unidades destes pequenos componentes essenciais no mesmo espaço físico. Além disto, gastam menos energia para conseguir o mesmo desempenho do passado.

Curiosamente, há apenas 4 anos, muitos foram os especialistas que duvidaram da chegada desta tecnologia… Pelo menos desta forma tão rápida. No entanto, a TSMC já se encontra a desenvolver linhas de produção de 4nm, 3nm e 2nm. É realmente incrível como a tecnologia está a evoluir, mesmo tendo em conta as já conhecidas limitações dos materiais essenciais para a produção de semicondutores.

O que significam os 5 nm exatamente?

Um nanómetro é um bilionésimo de um metro. Ou seja, é aproximadamente o tamanho que um cabelo humano cresce a cada segundo.

Contudo, hoje em dia, a referência de 5nm é pouco mais que um termo de marketing! Por isso, dois produtos usando a mesma designação podem contar com transístores capazes de oferecer um desempenho diferente.

Entretanto, para ajudar a perceber o nível deste avanço tecnológico, só precisa de ter em conta que existem cerca de 171 milhões de transístores dispostos em cada milímetro quadrado do chip.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

MacBook Pro 2021: Primeiro portátil com ‘notch’?

Passámos os últimos dias a dizer que o MacBook Pro de 2021 tem um grande potencial para mudar completamente o mercado de portáteis. Sabe...

Windows tem cada vez mais ataques de ransomware. Faça já isto!

O Ransomware é um problema que se tem vindo a tornar cada vez mais grave a cada dia que passa. É por esse motivo...

Gmail: há contas a serem espiadas! Descubra se a sua é uma delas

Sempre que um computador sai das suas mãos, quer porque fica numa casa onde há mais pessoas, ou então porque está no seu local...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!