Chegou o novo iPhone (5)


Por em

A Apple apresentou hoje o iPhone 5, um iPhone mais fino e mais leve, que foi totalmente redesenhado para integrar um ecrã Retina de 4 polegadas; o processador A6 desenhado pela Apple e tecnologia wireless mais rápida. Tudo isto suportado por uma bateria com uma autonomia melhorada e pelo novo iOS 6.

“O iPhone 5 é o dispositivo mais bonito que criámos”, disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing da Apple. “Conseguimos integrar uma incrível quantidade de inovação e tecnologia avançada num equipamento extremamente elegante, distinto, fino e leve, que oferece um inacreditável ecrã Retina com 4 polegadas, um processador A6 com um desempenho fantástico, um acesso wireless ultrarrápido e uma autonomia de bateria ainda melhor. Acreditamos que os consumidores vão adorar este novo modelo.”

O iPhone 5 é o smartphone mais fino do mundo, com uma estrutura feita em alumínio anodizado com 7.6 mm, cerca de 18 por cento mais fina e 20 por cento mais leve que aquela oferecida pelo iPhone 4S. Desenhado com um nível de precisão avançado, o iPhone 5 combina uma estrutura de alumínio anodizado com cantos biselados, e incrustações de vidro.

O novo ecrã Retina de 4 polegadas do iPhone 5 oferece ainda mais píxeis que o do iPhone 4S. Ao integrar um ecrã mais alto, mas não mais largo, o iPhone 5 é agora ainda mais fácil de usar apenas com uma mão. O utilizador poderá tocar, escrever e deslizar o dedo pelo ecrã com facilidade, mas agora pode aceder a ainda mais conteúdos, incluindo aplicações que são agora otimizadas para um ecrã Retina de maior dimensão, um ecrã panorâmico para vídeo em HD, a um calendário que exibe agora os cinco dias da semana e mais conteúdos das páginas web.

O iPhone 5 suporta também padrões wireless rápidos, incluindo a tecnologia LTE e DC-HSDPA, para que o utilizador possa navegar e fazer stream de conteúdos de uma forma ainda mais rápida.

Quanto ao processador, o novo chip A6 foi desenhado pela Apple para maximizar o desempenho e a eficiência energética deste equipamento, com o objetivo de garantir o suporte para todas as novas funcionalidades que integram o iPhone 5 – incluindo o ecrã Retina de 4 polegadas – ao mesmo tempo que assegura uma melhorada autonomia da bateria. Com até o dobro da capacidade de processamento e do desempenho gráfico, quase todas as operações feitas com o iPhone 5 serão muito mais rápidas, nomeadamente o carregamento das aplicações, das páginas web e o download de anexos recebidos no email.

A câmara iSight de 8 megapixéis foi completamente redesenhada e oferece agora um elevado desempenho ótico. No entanto, consegue ser 25 por cento mais pequena que a câmara que equipa o iPhone 4S. A nova câmara iSight do iPhone 5 possui uma cobertura de lente em safira cristalina, que para além de ser mais fina e resistente que o vidro normal, garante ainda imagens mais nítidas. A nova funcionalidade panorâmica permite a captura de imagens panorâmicas, de alta qualidade, até 28 megapixéis. O utilizador terá apenas de movimentar suavemente, e de forma simples, a câmara pelo cenário que pretende fotografar. As novas funcionalidades de vídeo incluem maior nível de estabilização, deteção de rostos em vídeo, até 10 rostos, e ainda a possibilidade de poder tirar fotografias enquanto filma uma cena. A nova câmara frontal FaceTime HD torna as chamadas via FaceTime ainda mais nítidas, para além de que pode também ser usada para tirar autorretratos e para gravar vídeos em 720p HD video. O iPhone 5 permite ainda a partilha de fotos com amigos e familiares através do Shared Photo Streams do iCloud.

O iPhone 5 traz ainda o novo conector Lightning, mais pequeno e mais resistente que os conectores anteriores. O novo conector disponibiliza um interface adaptável que usa apenas os sinais que cada um dos acessórios necessita. É também reversível, o que simplifica bastante a ligação dos acessórios.

O iPhone 5 oferece ainda novas e melhoradas funcionalidades ao nível do áudio, incluindo um novo sistema de microfone direcional, de formação de feixe, que garante uma qualidade de som bastante superior e uma nova tecnologia de cancelamento de ruído que assegura uma significativa diminuição do ruído de fundo. Inclui também suporte para áudio móvel de banda larga, para uma qualidade de voz mais nítida e clara e um discurso mais natural. O áudio em banda larga será suportado por mais de 20 prestadores em todo o Mundo, aquando a data de lançamento. O iPhone 5 traz ainda os novos Apple EarPods, que não só possuem agora um novo design mais ergonómico e naturalmente confortável e maior durabilidade, como também oferecem uma incrível qualidade acústica, que está tipicamente reservada para os auscultadores de gama alta.

O iPhone 5 integra já o iOS 6, o sistema operativo móvel que oferece mais de 200 novas funcionalidades incluindo: a nova aplicação Maps com cartografia desenhada pela Apple, navegação detalhada curva-a-curva e o modo de visualização Flyover; integração do Facebook com os Contactos e Calendário, com a possibilidade de serem efetuadas atualizações diretamente a partir do Centro de Notificação entre muitas outras novidades.

Entretanto a Vodafone Portugal já confirmou que vai começar a vender o novo iPhone 5, hoje apresentado a nível mundial, a 28 de Setembro de 2012.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

YDreams recria Lisboa do Antigamente

Os Sims 3 Sobrenatural

Seguinte