Chegaram os carregadores à distância mas são seguros?

Quando menos se esperava dois fabricantes apresentaram os primeiros carregadores à distância. Ou seja, que são capazes de carregar os equipamentos pelo ar. No entanto, embora tenham sido recebidos com muito entusiasmo, levantaram algumas preocupações. A Xiaomi foi quem teve mais honras de destaque. No entanto, a Motorola também apresentou ao mundo esta tecnologia. Mas será que não chega com perigos para a saúde?

Chegaram os carregadores à distância mas são seguros?

Para sossegar as hostes a Motorola não quis ficar à espera que a situação continuasse a escalar e quis mostrar que o carregamento é seguro. Assim um vídeo mostra que quando um objeto se intromete entre o carregador e o smartphone, o processo de carregamento continua. No entanto quando uma mão ou outra parte do corpo aparece no meio, o carregamento é interrompido. De acordo com este fabricante é uma funcionalidade de segurança para garantir a saúde dos utilizadores.

Entretanto a Xiaomi sem demonstrar propriamente o funcionamento através de vídeo, apresentou também a tecnologia Mi Air Charge. De acordo com a gigante chinesa consegue carregar vários dispositivos até à distância de um metro.

Quais são as vantagens desta tecnologia?

Bem, logo à partida permite que vários smartphones sejam carregados ao mesmo tempo. Para além disso não precisamos de ter docas em todos os sítios onde pretendemos carregar os nossos equipamentos.

De facto parece funcionar muito bem. Atenção que no caso dos dois fabricantes a Xiaomi Mi Air Charge é capaz de atingir distâncias maiores.

Mas como é que funcionam os carregadores à distância?

A empresa teve que desenvolver um sistema de carregamento especial que vem com antenas embutidas de cinco fases. Essas antenas detetam a localização do smartphone. Para garantir energia, a Xiaomi também incluiu um conjunto de controlo de fase de 144 antenas. Essas outras antenas podem então transmitir ondas milimétricas para o smartphone.

xiaomi, carregador

Além disso, há também um pequeno conjunto de antenas com uma “antena principal” embutida e uma “matriz de antenas recetoras”. Enquanto a primeiro serve para transmitir a informação da posição do smartphone, o último com 14 antenas converte o sinal de ondas milimétricas do sistema de carga em energia elétrica. Ele faz isto através do circuito retificador para completar a solução de carga.

Esta tecnologia é segura?

Esta é talvez a questão mais importante no que diz respeito aos carregadores à distância. Claro que os fabricantes vão sempre dizer que sim. Por isso temos de olhar para os pormenores técnicos. Neste momento, no caso da Xiaomi, a tecnologia Mi Air Charge Technology apenas suporta carregamento de 5W. Ora 5W em curtos espaços de tempo não deverá ter impacto na saúde. No entanto, com o passar do tempo e havendo uma exposição recorrente é impossível alguém garantir que não fará mal.

Cada dispositivo tem direito a carregamento de 5W, mesmo que sejam vários ao mesmo tempo. Entretanto funciona ao longo de muitos metros. No entanto não se sabe a distância específica.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!