Nunca deves deixar as chaves na porta do lado de dentro à noite

Muitas pessoas têm este hábito: chegam a casa, fecham a porta e deixam logo as chaves na porta do lado de dentro da fechadura. Parece uma forma de segurança extra. Afinal, se a chave está na fechadura por dentro, ninguém consegue introduzir outra chave pelo lado de fora. Certo? Errado. Esta prática, que parece inofensiva, pode na verdade colocar-te em risco em diferentes situações.

O mito da “segurança extra”

Deixar a chave na fechadura por dentro dá uma sensação de proteção, mas é apenas isso: uma sensação.

Existem técnicas usadas por assaltantes, como o bumping ou o uso de ferramentas próprias, que conseguem rodar a chave mesmo estando do lado de dentro. Em alguns casos, a chave até facilita a tarefa, porque funciona como guia para manipular a fechadura.

O verdadeiro perigo: a fuga em caso de emergência

Imagina um cenário de incêndio ou outra emergência em casa. Se a chave estiver na fechadura por dentro, muitas fechaduras modernas bloqueiam a possibilidade de inserir outra chave do lado de fora.

faça isto para evitar perder coisas: inclusivamente o telemóvel!

Ou seja, se alguém precisar de entrar para te ajudar, vizinho, bombeiro, polícia, pode não conseguir. Pior: se tu mesmo precisares de sair à pressa, podes perder segundos preciosos à procura da chave, porque ela não estará onde devia estar.

Esses segundos podem ser cruciais.

Técnicas usadas por assaltantes

Deixar a chave na porta também pode tornar-te mais vulnerável a determinados métodos de intrusão:

Impressioning: técnica em que um pedaço de alumínio ou material maleável é introduzido na fechadura para criar o molde da chave. Se a chave já estiver lá, o processo pode ser facilitado.

Uso de ímanes ou arames: alguns ladrões conseguem manipular a chave do lado de dentro com ferramentas improvisadas.

Vidros nas portas: se a porta tiver janelas ou frestas próximas, basta partir o vidro para rodar a chave.

Risco acrescido em fechaduras antigas

Se a tua porta tem um sistema de fechadura antigo, deixar a chave no interior pode até enfraquecer a própria resistência da porta. Muitos modelos não foram desenhados para suportar pressão extra no canhão quando a chave já está lá.

Alternativas seguras

  • Tranca a porta sempre com a chave. Mas retira a chave e coloca-a num local acessível (por exemplo, num móvel ao lado da porta).
  • Instala uma fechadura de segurança dupla. Existem modelos que bloqueiam do lado de fora mesmo sem chave no interior.
  • Usa fechos adicionais. Trancas suplementares, barras ou sistemas digitais aumentam a segurança.
  • Mantém a chave num sítio visível. Assim, em caso de emergência, não perdes tempo à procura.
S23 Ultra

O impacto na segurança doméstica

Estudos de segurança habitacional mostram que grande parte das intrusões em residências ocorre porque os assaltantes conseguem explorar pequenas falhas e deixar a chave na porta é uma delas.

Uma simples mudança de hábito pode reduzir drasticamente a probabilidade de seres apanhado de surpresa.

O hábito de deixar a chave na fechadura do lado de dentro parece inofensivo, mas pode comprometer tanto a tua segurança contra assaltos como a tua capacidade de reagir numa emergência.

A regra é simples: tranca sempre a porta, mas nunca deixes a chave lá dentro.
Coloca-a num local de fácil acesso, e assim ficas protegido sem correr riscos desnecessários.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque