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É isto que tem de fazer quando a chave fica presa na ignição

Quando menos espera tem de enfrentar uma situação mais complicada daquelas que normalmente acontecem quando sai tarde do trabalho ou de outra ocupação qualquer. Esta é um grande exemplo disso. Chega a casa, prepara-se para sair do carro, mas a chave fica presa na ignição. Escusado será dizer que não é seguro nem sensato deixar as chaves na ignição quando não está presente, o que significa que vai ter de dedicar algum tempo extra para as tirar de lá.

É isto que tem de fazer quando a chave fica presa na ignição

Obviamente, os cilindros de ignição só foram concebidos para manter as chaves presas enquanto estão engatadas. Assim se a chave não sair, é porque algo de estranho se está a passar. Existem algumas causas potenciais para esta situação, mas a boa notícia é que, na maioria das vezes, a causa é muito simples e pode ser resolvida com um pouco de jeito.

chave presa na ignição

Ao contrário do que seria de esperar, um problema com a própria chave ou com a ranhura da ignição é, na verdade, uma das razões menos prováveis para as suas chaves ficarem presas. A menos que tenha o hábito de mergulhar as suas chaves em poças de lama, é muito difícil que os contaminantes entrem lá e atrapalhem o funcionamento. Embora não seja impossível – pequenos pedaços de metal podem ficar presos numa chave se acabou de a mandar fazer, por exemplo. No entanto é bastante improvável.

As causas mais comuns de chaves presas são simplesmente configurações incorrectas do carro. Quando estaciona o carro e vai retirar as chaves, o carro tem de estar regulado de uma forma muito particular para facilitar essa remoção. Especificamente, o volante tem de estar centrado. Se o volante estiver demasiado inclinado para um dos lados, a ignição não libertará as chaves por razões de segurança.

chave presa na ignição

Também é possível que a ignição não esteja totalmente desligada. Lembre-se de que, ao rodar a chave uma vez, está a ligar os acessórios do seu automóvel, como as luzes e o rádio. É necessário desligar a ignição até ao fim – para além do modo de acessórios – para libertar as chaves.

Como remover chaves presas

Partindo do princípio de que o seu carro está corretamente configurado para estacionar e que as chaves continuam a não sair, então pode começar a resolver alguns problemas ligeiros. Primeiro, se estiver a utilizar uma transmissão automática, tente dar um pequeno abanão no manípulo do seletor de velocidades. É possível que não tenha mudado totalmente para a posição “park” e, por isso, a ignição não tenha sido desbloqueada. Também pode pressionar ligeiramente o cilindro da ignição e sacudir as chaves para as soltar. Um toque suave é vital neste caso, pois não quer danificar nada.

Se tiver razões para acreditar que algum tipo de contaminante entrou no cilindro da ignição, como detritos sólidos ou substâncias sujas, pode utilizar produtos de oficina como ar comprimido ou óleo penetrante para os limpar e soltar a chave. Necessitará de uma lata destes produtos com uma palhinha de pulverização incluída, para que possa introduzi-la no espaço entre a chave e a ranhura da ignição e pulverizar. Utilize apenas uma pequena quantidade destes produtos – uma quantidade excessiva pode inundar o cilindro e causar mais danos.

E se a chave se partir?

A única coisa que não deve fazer se a sua chave estiver presa na ignição é puxá-la violentamente. Os porta-chaves dos automóveis são resistentes, mas não são assim tão resistentes. Se for mal puxada, pode acabar por separar toda a chave do comando, deixando-a presa na ignição sem qualquer pega para puxar.

No pior dos casos, tem duas opções. Se tiver um par disponível, pode utilizar um alicate para agarrar quaisquer vestígios da chave que ainda estejam a sair. Entretanto se conseguir agarrar a chave com firmeza, pode então utilizar as tácticas de remoção habituais para a soltar com cuidado.

Se a chave não for suficiente para ser agarrada com um alicate, então tem mesmo de contactar um serralheiro. Os serralheiros têm as ferramentas e a formação necessárias para remover até os mais pequenos fragmentos de uma fechadura de tambor, pelo que poderão retirá-la. Com alguma sorte, eles também poderão dizer-lhe o que causou a colagem em primeiro lugar e sugerir algumas soluções.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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