OpenAI preferiu o macOS em vez do Windows 11 para o ChatGPT

«A OpenAI diz que a sua aplicação ChatGPT para Windows 11 (e Windows 10) está a ser trabalhada depois de a organização de IA apoiada pela Microsoft a ter lançado hoje para macOS. Surpreendente, não é? A Microsoft apoia a OpenAI e seria de se esperar que esta empresa desse prioridade ao Windows em vez do macOS, mas não é o caso. Consegue adivinhar porquê?

OpenAI preferiu o macOS em vez do Windows 11 para o ChatGPT

Foi ontem que a empresa de IA anunciou a versão “Omni” do ChatGPT chamada “GPT-4o”, que pode lidar com conteúdo multimédia melhor do que os modelos anteriores. Por exemplo, se estiver a utilizar o GPT-4o, pode interagir com o modelo de IA utilizando textos, voz e vídeo/imagem. Funciona em tempo real.

- Publicidade -

O GPT-4o não é muito diferente do GPT-4 Turbo, mas é muito melhor, graças à integração da voz. A OpenAI quer que mais pessoas utilizem a sua IA generativa, por isso a empresa está a tornar o GPT-4o gratuito para todos e a lançar a aplicação macOS diretamente na App Store para os subscritores do ChatGPT Plus.

ChatGPT macOS

Se estiver no Windows, receberá a aplicação ainda este ano. “Também planeamos lançar uma versão para Windows ainda este ano”, afirmou a empresa numa publicação no blogue.

Numa declaração à jornalista Ina Fried, da Axios, a OpenAI esclareceu que está a dar prioridade à versão macOS porque é aí que estão os utilizadores.

A afirmação “dar prioridade à versão macOS porque é lá que estão os utilizadores” é bastante interessante. Isto porque o Windows tem mais de 70% da quota de mercado dos computadores de secretária, enquanto o macOS tem menos de 15%.

Eventualmente é mais do que apenas a base de utilizadores-alvo.

É possível que a OpenAI acredite que os utilizadores da Apple preferem uma aplicação nativa a uma aplicação Web. Isto em comparação com os utilizadores do Windows. A decisão também pode ser influenciada pelo facto de mais pessoas na OpenAI utilizarem o macOS do que o Windows.

No entanto, poderá haver outra razão, que aliás foi apontada pelo site WindowsLatest.

A Microsoft pode não querer que a OpenAI lance a sua aplicação ChatGPT para Windows. É que isso poderia tornar a atualização do Windows 11 AI Explorer menos interessante. Alias esta deve ser mesmo a verdadeira razão!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.