O ChatGPT é cada vez mais o sinónimo de IA na nossa cabeça, tal e qual como o Google foi o sinónimo de pesquisas simples na Internet. Aliás, o ChatGPT está tão forte, que nem a chegada do DeepSeek parece ter abanado a popularidade do ChatBot da Open AI.
Algo que muito provavelmente se deve ao facto de o ChatGPT grátis continuar a melhorar de forma extremamente interessante ao longo do tempo. É muito fácil ter acesso a uma ferramenta poderosíssima, sem pagar um único cêntimo, e isso é de louvar. Afinal, já é possível usar modelos de raciocínio mais avançados, criar imagens virais com o novo motor 4o, e até fazer relatórios de “Deep Research”.
Mas… Há sempre um mas!
ChatGPT grátis com publicidade? É uma questão de tempo!
Portanto, se achavas que isto ia ser para sempre um mar de rosas, é melhor começares a meter o cavalinho no estábulo da quinta, é que a chuva está a caminho. Ou seja, tudo indica que a OpenAI se prepara para espetar publicidade dentro da versão gratuita do seu chatbot.
Normal! Se o serviço é grátis, o produto és tu.
Publicidade no ChatGPT? Dinheiro fácil à vista!
Até agora, quem usa o ChatGPT Free ainda não tem de levar com anúncios nem ser tratado como mercadoria, como acontece no Gmail, Facebook, Instagram, etc… Mas isso pode mudar em breve, isto à medida que a OpenAI descobre novas formas de rentabilizar o seu negócio.
De forma mais concreta, a OpenAI já está a fazer contas à vida e a preparar-se para monetizar os utilizadores gratuitos. Porquê? De forma a chegar aos 125 mil milhões de dólares de receita em 2029. Isso mesmo: 125 mil milhões, sendo que boa parte desse bolo viria exatamente da introdução de novos produtos e, claro, da monetização de quem usa o pacote free.
Aliás, os gráficos internos da OpenAI mostram uma diferença brutal nas previsões entre o final de 2024 e o início de 2025. Algo mudou. Algo que aponta para que a publicidade tenha passado a ser vista como inevitável.
Vai mesmo avançar?
Isto é um assunto delicado. A OpenAI domina o mercado com o ChatGPT. Mas, da mesma forma que o ChatGPT apareceu no mercado, também pode desaparecer. Rivais é coisa que não falta. Por isso, meter anúncios só porque sim não é uma tarefa fácil.
Acredito que vão existir alguns testes, e claro, anúncios ligeiros. A correr bem… Logo se vê.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!