Chamadas via Wi-Fi: O que é isto? Vale a pena?

Pois bem, da mesma forma que a simples mensagem de texto (SMS) caiu um pouco no esquecimento com a popularização das plataformas de conversação online como é o exemplo do WhatsApp, Signal, Telegram, Facebook Messenger ou até o Instagram, a chamada telefónica tradicional também está a seguir o mesmo caminho.

Tem problemas de rede em casa e gosta de fazer muitas e boas chamadas? Tente ativar a funcionalidade Wi-Fi Calling!

Chamadas via Wi-Fi: O que é isto? Vale a pena?

Wi-Fi do café, utilizar Internet às escondidas, interferências no router, ligado ao Wi-Fi mas sem Internet, velocidade de internet em casa, Wi-Fi lentidão, melhorar a ligação à rede Wi-Fi, Telemóvel a dar problemas com o Wi-Fi, truques rede Wi-Fi, ligado à sua rede Wi-Fi, Rede Wi-Fi problemas, afetam a rede Wi-Fi, sítio ideal para o router Wi-Fi, funções do Router Wi-Fi

Portanto, caso não saiba, a forma tradicional de fazer uma chamada telefónica consiste no ping de uma qualquer antena próxima de si, que posteriormente irá enviar e receber todos os dados dessa mesma comunicação através de ondas de rádio. Isto implica que a pessoa que está a falar consigo do outro lado, faça exatamente o mesmo. Parece simples, mas por vezes, o sinal entre o seu telemóvel e a antena pode ser fraco, pode estar congestionado, ou pode até nem existir.

Infelizmente, apesar do facto de Portugal ser um país pequeno, a realidade é que ainda existem muitas regiões com um fornecimento fraco de rede móvel. (A área onde vivo é um perfeito exemplo disso. Dentro de casa quase nunca tenho rede).

Por isso, com a existência de Internet via Wi-Fi em qualquer ponto de nossas casas, e também no nosso escritório, começa a fazer mais sentido esquecer os tracinhos de rede para começarmos a utilizar o noss sempre confiável Wi-Fi.

O que é uma Chamada via Wi-Fi (Wi-Fi Calling)?

Como o nome indica, é uma chamada através de uma rede de Internet sem fios Wi-Fi. Ou seja, a mesma exata internet que usa para navegar na internet, fazer streaming de séries Netflix, ou ver as fotos que os seus amigos andaram a meter no Instagram. Curiosamente, esta tipo de chamada tem como base a mesma exata tecnologia que dá vida ao Skype, Google Meets, Zoom, etc… Mas, de uma outra forma mais simples!

Na verdade, no ponto de vista do utilizador, as diferenças são muito poucas. Apenas precisa de ir às definições do seu smartphone e ativar a funcionalidade como pode ver nas imagens em cima. (Porém, o seu smartphone tem de ter suporte à tecnologia, e claro, a sua operadora também tem de permitir a sua ativação).

Entretanto, em termos de qualidade de chamada, uma rede Wi-Fi também pode estar congestionada e ser pouco fiável. Como tal, como acontece na rede móvel da sua operadora, seja esta 3G, 4G ou 5G, a qualidade da chamada em si vai sempre depender da qualidade da sua ligação à rede.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.