Chamadas falsas estão a aumentar em Portugal!

Quanto a si não sei, mas deste lado, tenho sido alvo de chamadas falsas todos os dias, na realidade mais que uma vez por dia. Seja de madrugada, de manhã, à tarde ou até à noite, não existe um horário para este tipo de chamada.

Se está a sofrer do mesmo, não se preocupe, não está sozinho. Nas últimas semanas têm aumentado as queixas por parte dos Portugueses, muito porque o volume de chamadas também tem vindo a aumentar de forma quase absurda nestes primeiros meses de 2024.

Chamadas falsas estão a aumentar em Portugal!

Portanto, estamos a falar de chamadas que podem ter o mesmo exato propósito, mas nunca usam o mesmo número, e que podem vir de números nacionais ou internacionais. Na grande maioria das vezes, especialmente em Fevereiro, a grande maioria destes números utilizam indicativos de países Europeus, como é o caso da Eslovénia. Em alguns casos mais pontuais, estas chamadas até podem chegar sem qualquer identificação de número.

Isto serve para quê? São esquemas com mais que um propósito!

Estas chamadas têm vários propósitos, e também não acontecem sempre da mesma forma. Por vezes pode ser uma gravação automática, quase sempre em Inglês, que vai por sua vez falar de um cartão roubado, de uma conta para pagar, onde é quase sempre necessário confirmar alguns dados.

- Advertisement -

Porém, existem outros “modus operandi”, com uma pessoa real do outro lado, a afirmar que pertence ao apoio técnico de uma grande empresa, como é o caso da Microsoft, Adobe, Google, etc… Não se deixe enganar! Todo o cuidado é pouco!

O número de chamadas aumentou tanto, que mesmo que recuse a primeira, é hoje em dia muito provável que recebe logo mais 2 ou 3 de seguida.

Qual é o objetivo?

A ideia é sempre ter acesso a mais dados sobre a vítima, para mais tarde tentar outros esquemas.

Qual é a solução?

Alguns smartphones já trazem proteção a este tipo de chamada. Porém, a estratégia voltou a mudar em 2024, e por isso mesmo, até as funcionalidades de proteção parecem estar a deixar passar alguns contactos.

Em suma, se porventura está a receber chamadas estranhas, sejam elas estrangeiras ou nacionais, não atenda. Ou se tiver mesmo que atender, desligue no imediato assim que perceber que é uma destas chamadas falsas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.