A Google fez manchetes em todo o mundo graças à sua demonstração do Google Duplex e que mostrava um assistente de voz que a ligar para empresas em nosso nome. Foi realmente uma experiência que teve tanto de estranha, como de inovadora, uma vez que parecia de facto inovadora.
Isto foi, de facto, algo que a Leak também abordou e partilhou os registos áudio das duas conversas:
Durante a Google I/O, foi demonstrado, se bem que ainda em desenvolvimento, um produto chamado Duplex. Este programa utiliza o Assistant para manter uma conversa totalmente normal com a pessoa do outro lado da linha.
Para provar a eficácia do programa, foram gravadas duas demonstrações:
#1
#2
No primeiro vídeo, o Assistant ligou para um salão de beleza. Depois de solicitar uma determinada data e hora, a recepcionista afirmou que o horário não estava disponível e ofereceu uma alternativa.
De forma impressionante, o assistente perguntou se havia vaga numa hora anterior e respondeu ainda a perguntas do salão como se nada fosse.
Agora o mundo pergunta-se se estas chamadas eram, de facto, reais!
Estas preocupações foram abordadas inicialmente pela publicação News Axios que levou algumas questões importantes. Leia-as e decida se a Google mentiu ou omitiu.
A publicação revela que os funcionários “quase sempre” identificam o seu local de trabalho quando atendem uma chamada. No caso das duas chamadas do Google Duplex, o funcionário simplesmente cumprimenta e pergunta a quem esta a ligar se precisa de ajuda. Não “bem-vindo ao salão X” ou “Bom dia, sou a pessoa tal”.
Para provar estar afirmação, a emissora contactou mais de vinte salões de cabeleireiro e restaurantes, incluindo alguns na cidade natal da Google em Mountain View. Todas as pessoas identificaram seus negócios no início da chamada.
Ao mesmo tempo as chamadas do Google Duplex também não tinham qualquer tipo de ruído de fundo que normalmente está presente num restaurante ou salão de beleza.
A terceira questão é que nenhum dos funcionários contactados solicitou quaisquer dados mais importantes acerca da pessoa que estava a ligar.
A resposta da Google
O que tem a Google a dizer acerca destas preocupações? A Axios pediu à empresa para fornecer os nomes das duas empresas contactadas (o salão de cabeleireiro e o restaurante), no entanto, com o compromisso de manter esses dados privados. Um representante da Google recusou-se a fornecer esses nomes.
Entretanto a Axios perguntou também a dois representantes da Google se as chamadas tinham sido editadas de algum modo. Os representantes não voltaram a responder.
Foto: Youtube Google Developers