É por isto que as chamadas no seu smartphone estão a cair!

Pode ser muito irritante quando está a tentar ligar a alguém no seu smartphone Android e, por qualquer razão, a ligação continua a cair e a estragar as suas chamadas. Para resolver o problema, a sua primeira ideia pode ser deslocar-se a um local físico diferente e tentar novamente, o que, em muitos casos, resolveria o problema. No entanto, existem outras razões para uma chamada terminar subitamente e sem aviso que não têm nada a ver com a ligação do telemóvel. Assim é por isto que as chamadas no seu smartphone estão a cair!

É por isto que as chamadas no seu smartphone estão a cair!

A queda inexplicável de chamadas telefónicas pode ser causada por qualquer coisa, desde erro humano a uma avaria real do telefone. Para resolver o problema, pode ser necessário entrar nas definições do telefone, desinstalar ou atualizar aplicações ou mexer no próprio dispositivo Android. Outros problemas podem exigir a assistência do serviço de apoio ao cliente. As chamadas interrompidas são um problema suficientemente comum para que os vários fabricantes de smartphones Android e as operadoras tenham uma lista de possíveis soluções que funcionem para si.

mudar para um smartphone Android, Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

Normalmente, é um problema de receção de telemóvel

A queda de chamadas acontece, na maioria das vezes, quando está a fazer uma chamada numa zona morta ou numa área com cobertura limitada ou nula. Para ter uma excelente receção de chamadas, é necessário estar nas proximidades de uma torre de telemóvel. No entanto, alguns obstáculos podem interferir com a conetividade, tais como obstruções físicas como edifícios altos ou árvores. Também pode estar numa área movimentada, onde muitas pessoas também estão a fazer chamadas telefónicas – isto também pode causar problemas de ligação e fazer com que as chamadas terminem abruptamente.

chamadas a cair
Fast internet connection speedtest bandwidth network technology, Man using Internet high speed by smartphone 5G quality, speed optimization.

Se suspeitar que a sua localização está relacionada com os problemas de receção de telemóvel, considere a possibilidade de se deslocar para um local menos movimentado e com menos obstáculos físicos.

Para além dos problemas de cobertura, o seu operador também pode estar a passar por algum tipo de falha. Nalguns casos em que a chamada telefónica se prolongou durante algum tempo – intencionalmente ou não – algumas redes podem terminar automaticamente a ligação após algumas horas para evitar marcações acidentais e cobranças de chamadas exageradas.

As definições de Internet do seu telemóvel Android poderão ter de ser atualizadas

Há pessoas que preferem fazer chamadas através da Internet (Wi-Fi Calling), o que requer, naturalmente, uma ligação móvel ou Wi-Fi. Se as suas chamadas de voz pela Internet continuarem a cair, deve tentar reiniciar o router Wi-Fi, ligar-se a uma rede diferente ou reiniciar o telemóvel. Se nenhuma destas tentativas resultar, vários fóruns de ajuda do Android recomendam a reposição das definições de rede do telemóvel Android.

chamadas a cair

Os fornecedores de serviços móveis distribuem regularmente actualizações que podem corrigir problemas comuns do seu telemóvel Android, que podem incluir a conetividade de chamadas. Embora algumas destas actualizações sejam instaladas automaticamente, pode tentar forçar manualmente uma atualização se achar que o sistema operativo do seu telemóvel precisa de uma. Aceda a “Definições” e vá a “Acerca do dispositivo” para verificar se a versão Android do seu telemóvel está actualizada.

Se estiver disponível uma atualização, deverá existir um botão que lhe permitirá descarregá-la e instalá-la. Se os problemas persistirem, poderá ser necessário desativar as Chamadas Wi-Fi e fazer chamadas à moda antiga.

Poderá haver um problema com a aplicação de chamadas

Se estiver a fazer chamadas de áudio utilizando aplicações de mensagens ou de chamadas de terceiros e estas continuarem a terminar mesmo com uma ligação estável ao telemóvel ou à Internet, a culpa pode ser de um problema com a aplicação. Force o encerramento da aplicação e, em seguida, inicie-a novamente para efetuar a sua chamada telefónica. Além disso, verifique na Google Play Store se existe uma versão mais recente da aplicação e atualize-a, se aplicável. Normalmente, isto resolve os problemas de conetividade relacionados com a aplicação.

WhatsApp cópias de segurança grátis, WhatsApp atualizações de estado Web, chamadas a cair

Outro método que pode explorar é ligar e desligar o modo de avião do seu telemóvel Android, o que é uma boa forma de repor rapidamente a conetividade de rede do seu dispositivo (via Google). Basta deslizar para baixo no ecrã principal do telefone e expandir o tabuleiro de notificações até obter uma visão completa dos botões disponíveis. Toque em “Modo de avião” (ícone do avião) para o ativar. Aguarde 10 segundos e, em seguida, toque novamente para o desativar. Aguarde que o telemóvel volte a ligar-se à rede e, em seguida, faça novamente uma chamada telefónica e verifique se o problema está resolvido.

O telemóvel pode estar com um problema de hardware

Embora a maioria das chamadas telefónicas interrompidas seja provavelmente causada por problemas de rede ou de software, existe a possibilidade de haver algo de errado com o próprio telemóvel Android que esteja a causar ligações truncadas. Por exemplo, o cartão SIM do telefone pode não estar corretamente colocado na ranhura ou pode estar defeituoso e desatualizado. Deixar cair frequentemente o dispositivo também pode causar alguns danos no cartão SIM e nos mecanismos do telefone responsáveis pela ligação das chamadas telefónicas.

ecrã desfocado, Estes são os códigos secretos do seu smartphone Android!, espaço no smartphone Android, smartphone como detetor de metais, smartphone Android como detector de metais, equipamentos durem menos, Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

Para resolver o problema, ejete o cartão SIM e limpe suavemente a superfície metálica com um pano de microfibras seco. Verifique se existem partículas de pó na porta do cartão SIM e limpe-a também. Volte a inserir o cartão SIM corretamente e verifique se o problema é resolvido. Caso contrário, tente inserir o cartão SIM num dispositivo Android diferente, se tiver um, para verificar se o próprio cartão SIM precisa de ser substituído. Se isso não funcionar, poderá ser necessário que o hardware do telefone seja avaliado por um técnico para detetar possíveis problemas.

Utilizar o modo de segurança para ajudar a identificar o problema

Quando tudo o resto falha, uma forma testada e comprovada de resolver qualquer problema num telemóvel Android é desligar o dispositivo e reiniciá-lo. Quando o fizer e o problema não desaparecer, alguns fóruns Android e páginas de suporte de fabricantes de telemóveis sugerem que reinicie o seu dispositivo em “Modo de segurança” para ajudar a diagnosticar problemas intrigantes no seu telemóvel. Para tal, mantenha premido o botão de alimentação do telefone até o menu de alimentação aparecer no ecrã. Em seguida, prima sem soltar “Desligar” até ver uma mensagem de modo de segurança no ecrã. Siga as instruções até ver um indicador no ecrã a confirmar o estado do modo de segurança do seu dispositivo.

nas palavras-passe, smartphone Android sinais, segurança em dois passos, chamadas a cair

Assim que o telemóvel Android for reiniciado no modo de segurança, tente efetuar uma chamada telefónica. Assim verifique se o problema da queda de chamadas persiste. Se o problema parecer estar resolvido no modo de segurança, isso significa que a aplicação que instalou recentemente pode ser a culpada e poderá ter de a desinstalar. Se as chamadas continuarem a cair inexplicavelmente no modo de segurança, poderá ser um problema que só o seu fornecedor de serviços móveis pode diagnosticar e resolver.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.