A nova linguagem visual “Liquid Glass” da Apple ainda nem chegou oficialmente ao público, ao ter chegado apenas agora a quem anda a testar o novo iOS 26. Mas, como deve imaginar, já está a dar que falar. Uns adoram, outros acham exagerado e pouco prático.
Dito isto, no meio de tanta opinião dividida, onde até podemos encontrar a Samsung a mandar bocas, Carl Pei, o CEO da Nothing, decidiu dar o seu parecer… Que é surpreendentemente positivo.
CEO da Nothing gostou das novidades da Apple! Mas…
Carl Pei costuma ter sempre algum tipo de opinião relativamente ao que é feito no mercado. Normalmente opiniões algo críticas, a dizer que era possível fazer melhor ou pelo menos diferente. Mas, desta vez… Veio a público dizer que “adorou”.
Ainda assim, também afirmou que não vai tirar ideias para o Nothing OS, que vai ter sempre a sua própria identidade.
Inspiração? Sim. Cópia? Esquece isso.
Carl Pei é conhecido por comentar tudo e mais alguma coisa na indústria, desde a construção do iPhone até à forma como os concorrentes fazem eventos. Por isso, nem é assim tão fora do normal comentar o novo look “vidro líquido” do iOS 26. Ao mesmo tempo que deixou no ar que aprecia a direção da Apple… Porém, também afirmou que tem a sua própria.
Por isso, quando um utilizador da social o questionou diretamente se ia copiar o Liquid Glass para o sistema da Nothing, respondeu simplesmente: “Temos coisas incríveis para lançar também”. Ou seja, admira, mas segue caminho próprio.
Outro utilizador comentou que o design é bonito, mas impraticável, referindo que os ícones translúcidos podem cansar os olhos. Antes de mais nada, “O design deve servir primeiro a função e a usabilidade”.
Conclusão
A primeira beta do iOS 26 já está disponível para developers e quem quiser pode já experimentar o novo estilo para perceber se é revolucionário ou só mais um enfeite visual da Apple. O que fica claro com esta troca de ideias é que, pelo menos, o design da Apple está a mexer com a indústria.