A Intel anunciou na CES uma série de avanços tecnológicos e iniciativas com vista ao crescimento da indústria informática. As novidades incluem o novo módulo Intel Curie, um dispositivo de um tamanho de um botão para soluções wearable; novas aplicações para as camaras robot Intel RealSense, drones multi-copter e experiências imersivas em 3-D; e ainda, a nova iniciativa denominada Diversity in Technology, que passa pelo investimento de 300 milhões de dólares para encorajar a diversidade na Intel, bem como na indústria tecnológica no seu todo.

“A ascensão de novas experiências em personal computing, dispositivos inteligentes e conectados e a revolução do segmento wearable estão a redefinir o relacionamento entre os consumidores e a tecnologia,” referiu Brian Krzanich, CEO da Intel. “O nosso objectivo passa por resolver problemas reais e oferecer experiências verdadeiramente aspiracionais tanto pelas pessoas como pelas organizações. De forma a torná-lo possível, necessitamos ir mais além de forma a liderar o crescimento da diversidade e inclusão na indústria. O público feminino e os grupos minoritários continuarão a desempenhar um papel fundamental enquanto consumidores, influenciadores, criadores e líderes.”

Brian Krzanich revelou estas novidades durante a sessão na International Consumer Electronics Show 2015. O CEO da Intel anunciou ainda a nova colaboração com a Oakley, fabricante reconhecido de óculos, uma parceria em 3-D com a HP e a True Key, uma aplicação multiplataformas pela Intel Security que utiliza elementos pessoais como o rosto, um dispositivo ou impressão digital para tornar os logins mais seguros e simples.

A Revolução Wearable

O crescimento deste Mercado está a potenciar novos campos para a inovação. Brian Krzanich divulgou novos planos para o Intel Curie module, uma nova ferramenta de hardware compacta baseada no primeiro first purpose-built system-on-chip (SoC) para dispositivos wearable. O módulo está previsto ser expedido na segunda metade do ano e inclui o Intel Quark SE SoC, radio Bluetooth de baixo consumo energético, sensores e carregamento de bateria.

Em seguimento do trabalho construído, a Intel e a Oakley anunciam, agora, uma parceria estratégica. A Oakley é a primeira marca da Luxottica Group com que a Intel colabora no sentido de fundir produtos ópticos premium e desportivos com tecnologia inteligente. Ao CEO da Intel, juntou-se em palco durante a Conferência de Imprensa, Colin Baden, CEO of Oakley, que divulgou que as empresas estão a desenvolver um produto inteligente com vista à melhoria do desempenho de atletas e o qual, será lançado já no final deste ano.

Brian Krzanich destacou ainda a Nixie, projecto vencedor do desafio “Make it Wearable” 2014, a primeira câmara wearable voadora. A Nixie ajusta-se ao pulso como uma bracelete, desdobra-se e descola de forma a tirar a fotografia perfeita. O responsável da Intel recebeu no palco os criadores Christoph Kohstall e Jelena Jovanovic para abordar o desafio “Make it Wearable” e salientou a oportunidade que este oferece a criadores e empreendedores. O momento culminou com uma experimentação ao vivo da Nixie, com uma “fotografia voadora” dos intervenientes. Brian Krzanich adiantou, ainda, que a Intel voltará a promover o desafio “Make it Wearable” no final do ano.

Acelarando a Diversidade na Tecnologia

Brian Krzanich, confirmou a iniciativa Diversity in Technology, estabelecendo um objectivo arrojado que passa por contratações e taxas de retenção de talento de mulheres e de grupos minoritários até 2020. Esta medida prevê que a força e trabalho da Intel seja o mais representativa possível do talento existente nos EUA, e inclui um maior equilíbrio representativo nas camadas seniores da companhia.

A Intel planeia ainda investir 300 milhões de dólares para ajudar a construir este pipeline nas áreas da engenharia e ciência; para activamente apoiar os níveis de retenção e contratação no mercado tecnológico e de gaming.

“Apelamos ao nosso mercado de actuação para tornar o que parece impossível em possível, através de um compromisso e de verdadeiras mudanças nos nossos objectivos,” afirmou Brian Krzanich. “Sem uma força de trabalho que espelha verdadeiramente a população, estamos a perder oportunidades, no que toca à compreensão e desenvolvimento adequado para os nossos consumidores.”

A Intel planeia o envolvimento com diversos parceiros da indústria para apoiar, melhorar ou criar novos programas para esta iniciativa, nomeadamente, a International Game Developers Association, a E-Sports League, o National Center for Women in Technology, a CyberSmile Foundation, a Feminist Frequency e a Rainbow PUSH.

A empresa planeia ainda, alargar o seu compromisso com programas de educação elementares focados em áreas desfavorecidas e em expandir as suas colaborações com programas de engenharia computacional em instituições de ensino superior, incluindo as destinadas a grupos minoritários.

Computing Unleashed

Até à data, a computação tem sido largamente definida pela interacção humana com um ecrã, teclado ou rato. Brian Krzanich destacou novas tecnologias e aplicações do mundo real que irão acompanhar a computação a um mundo 3-D e libertar a experiência do utilizador de cabos e passwords.

Brian Krzanich demonstrou uma série de capacidades que serão introduzidas em produtos até ao final o ano, incluindo o True Key, uma nova plataforma de aplicações pela Intel Security para endereçar o problema das passwords. A aplicação utiliza componentes pessoais como o rosto, dispositivo ou a impressão digital para tornar o logging mais simples e seguro. Estará pré-instalada em equipamentos da HP e da Lenovo e será parte da McAfee LiveSafe nos meses vindouros. Mais informações disponíveis em www.truekey.com.

O CEO da Intel destacou, ainda, novas colaborações para carregamento wireless, incluindo a Hilton, a Jaguar Land Rover, o San Francisco International Airport e o Marriott. Paralelamente, as câmaras Intel RealSense e as novas aplicações imersivas podem ser encontradas em diversos 2 em1, portáteis e PCs all-in-one, incluindo muitos powered by a 5ª geração de processadores Intel® Core™, disponíveis já neste trimestre.

À medida que o mercado evolui para a terceira dimensão, Brian Krzanich recebeu Dion Weisler, Executive Vice president, Printer and Personal System’s Business da HP. Abordando a forma como a HP está a trabalhar para possibilitar um ecossistema de realidade combinada e anunciou que o processador Intel Core i7 irá integrar a tecnologia HP Multi Jet Fusion, desenhada para colmatar lacunas em velocidade, qualidade e custos. Reforçou, também, que o desempenho e a escalabilidade da tecnologia Intel são cruciais para explorar as verdadeiras potencialidades da impressão 3-D.

Intelligence Everywhere

Brian Krzanich destacou um número de áreas onde o crescimento da computação inteligente está a ajudar a redefinir a vida dos utilizadores. Apresentou exemplos práticos e reais como robots, drones e que as câmaras Intel RealSense podem providenciar capacidades intuitivas, baseadas na visão e com capacidade de evitar colisões para a resolução de problemas complexos. Por exemplo, a Ascending Technologies prevê utilizar câmaras Intel RealSense para desenvolver drones multi-copter inteligentes e seguros e a iRobot* está a colaborar com a Intel na exploração desta tecnologia para as suas plataformas robóticas inteligentes.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.