CAT S60: Praticamente indestrutível e com muitas funcionalidades

78810
1
Share:

O smartphone que vamos abordar hoje na Leak é totalmente diferente da grande maioria dos dispositivos que costumamos testar nos nossos laboratórios. Não é propriamente fino, nem representa a última tendência ao nível da moda, no entanto tem a capacidade de vencer toda a concorrência num aspeto: é ultrarresistente e adaptado aos trabalhos mais duros. Eis o CAT S60.

Quando pensamos na marca CAT ou Caterpillar, se preferirem, lembramo-nos de uma série de equipamentos, como máquinas para construção ou sistemas de energia. No entanto, smartphones é uma palavra que dificilmente viria a nossa mente. O S60 quer mudar isso e quer ser o melhor amigo de quem tem de lidar todos os dias com tarefas muito complicadas e até perigosas.

O Design

O S60 foi desenvolvido a partir de uma mistura de um polímero endurecido e metal resistente. As portas para cartões microSD e Nano SIM estão todas cobertas por um plástico resistente e a parte da frente é adornada por uma moldura resistente e botões físicos que permitem aceder à maioria das funcionalidades do sistema Android.

Conforme referimos no inicio da nossa análise, este não é propriamente um equipamento fino, especialmente se olharmos aos quase 13 mm de espessura. Porém e tendo em conta o fim a que se dirige nunca poderia ser.

Muito robusto, o CAT S60 quase que se inclui na lista de equipamentos indestrutíveis. É certo que não tentámos passar com um camião por cima dele, nem o atirámos de um prédio de 12 andares, porém ele vem certificado para resistir a quedas até 1 metro e 80 cms, sem qualquer dano. Se da mesma forma o estiver a transportar e ele bater acidentalmente contra uma parede, também não se irá partir.

Para além de resistência a quedas, este equipamento foi concebido para resistir igualmente a água. Pode mergulhar facilmente até uma profundidade de 2 metros sem ter de efetuar qualquer alteração no equipamento, ou chegar aos 5 metros se utilizar dois botões que estão disponíveis na parte superior e inferior do dispositivo e que têm como principal objetivo selar o auscultador e o microfone.

Sendo o equipamento ideal para profissões mais perigosas e em muitos casos de elevada exigência física, faz sentido que no design do S60 tenha sido introduzido um botão de SOS e que pode ser personalizado para executar várias funções, como ligar para o 112 ou enviar a nossa localização a vários elementos da equipa por SMS.

Apesar das suas dimensões generosas, não é um equipamento que assente mal na mão ou que seja desconfortável de transportar.

O Ecrã

O S60 vem com um ecrã de 4.7 polegadas com resolução 720p. Olhando para esta caraterística de uma forma prática podemos afirmar que é mais do que suficiente para executar a grande maioria das funções e obtermos uma boa legibilidade.

Porém, se gostam tanto como nós de ver fotografias e vídeos no vosso equipamento, não teria sido má ideia a CAT juntar um ecrã com maior resolução. As cores também não são as mais fidedignas que normalmente costumamos encontrar nestes equipamentos, algo que se deve à tecnologia Advanced Hyper-Viewing Angle (AHVA). Em termos práticos garante uma excelente visualização a partir de todos os ângulos, o que é muito importante tendo em conta a área a que este equipamento se dirige, perdendo em alguns casos e ligeiramente a definição ao nível da cor.

O processador

Este equipamento é alimentado por um processador Snapdragon 617 de oito núcleos e vem com 3GB de memória. O desempenho disponibilizado por este processador combinado com a memória é o suficiente para uma utilização sem soluços, mesmo utilizando várias aplicações em simultâneo. Porém, não abusem uma vez que em determinadas situações poderão sentir leves paragens. Considerando o preço deste equipamento, talvez não fosse má ideia a inclusão do processador acima, ou seja, o Snapdragon 820, porém no geral tudo funciona bem.

Áudio

Ao nível do áudio tudo funciona bem, especialmente em conversação. Mesmo com uma aparelhagem ligada e com um volume de som considerável ou com o barulho dos carros a passar, conseguimos ouvir com clareza a pessoa que estava do outro lado. Com o alta-voz também não notámos qualquer problema.

Software

O S60 vem com o Sistema operativo Android Marshmallow, ao qual não efetuou muitas alterações, tendo mantido a sua essência. Porém a este adicionou uma mão de aplicações especialmente desenvolvidas para os trabalhos mais complicados.

Algumas delas são a secagem do altifalante, quando o equipamento esteve submerso, o Waves MaxxAudio para otimizar o som de acordo com o propósito escolhido, ou seja, ouvir música, otimizar para voz ou utilizá-lo num local de construção, o Hike para lhe disponibilizar informações acerca do local onde se encontra, incluindo barómetro e altímetro, ou o Alerta de Localização.

A estas aplicações, a CAT juntou também a App Toolbox, uma loja de aplicações ao estilo do Google Play, mas onde predominam apps para efeitos de construção. Nível, fita métrica, calculadora elétrica, detetor de metais, entre outras.

As câmaras

E eis que chegamos a uma secção que vai certamente despertar o vosso interesse e nem é tanto pelas próprias especificações das mesmas, mas pelas funcionalidades que disponibilizam.

O CAT S60 vem com uma câmara traseira de 13 megapixéis e um sensor de imagem térmico FLIR. Este sensor é sem qualquer dúvida a funcionalidade que mais merece destaque neste equipamento.

O sensor térmico é baseado na tecnologia de câmara de imagem térmica MSX e pode ser utilizado para capturar imagens ou gravar vídeo infravermelho. Apresenta bastante precisão em distâncias até 30m e pode ser utilizado de diversas formas, onde se destaca, por exemplo, a identificação simples de pontos quentes e frios.

O sensor também pode ser utilizado para obter leituras de temperatura e é possível utilizar também a visão noturna.

Com o S60 têm ainda a capacidade de escolherem o filtro que está a ser utilizado para mostrar os dados alusivos à temperatura. O utilizador pode optar entre 9 filtros diferentes, mais especificamente, ferro, incandescente, brasa, arco-íris, contraste, ártico, lava, mais frio ou mais quente.

Colocando de parte esta funcionalidade, a câmara traseira de 13 megapixéis cumpre a sua função ao nível da qualidade. Não é um suprassumo, mas funciona. Se tirar alguma fotografia num ambiente com boa luminosidade vai gostar do resultado final. Se for em ambientes de pouca luz não vai ficar nada impressionado.

Na parte frontal está disponível uma câmara de 5 megapixéis que é mais do suficiente para vídeo chamadas, desde que exista uma boa luminosidade.

Autonomia

O S60 vem com uma bateria de 3,800 mAh e dá para cerca de um dia e meio de utilização mais intensiva. Incorpora a tecnologia de carregamento rápido, Quick Charge 2.0, o que significa que em cerca de 15 minutos vai conseguir obter cerca de 40% da bateria.

O Veredicto

O Cat S60 é um equipamento de nicho e é assim que deve ser tratado, ou seja, não faz sentido estarmos a compará-lo diretamente com qualquer outro equipamento de topo. Dito isto, podemos afirmar que estamos perante um dispositivo para especialistas, ou seja, aqueles utilizadores que procuram um smartphone que tenha a capacidade de ajudar nas tarefas do dia-a-dia, especialmente naquelas que acarretam algum perigo, quer para quem o está a usar, quer para o próprio equipamento. Para além disso, tem muitas funcionalidades interessantes como a imagem térmica graças à câmara Flir e ainda todas as outras ferramentas, muito úteis num ambiente de construção ou manutenção de equipamentos. O facto de ser à prova de água e poder ser submergido até uma profundidade de 5 metros é outra das mais valias.

Aqui na Leak gostámos muito e temos a certeza que quem procura um equipamento praticamente indestrutível vai gostar também. Não é barato, mas cumpre muito bem a sua função. Totalmente aprovado.

Preço recomendado: 779 Euros

Ecrã8.1
Desempenho8.1
Resistência9.9
Autonomia9.2
Câmara8.5
Relação Qualidade / Preço8
Aqui na Leak gostámos muito e temos a certeza que quem procura um equipamento praticamente indestrutível vai gostar também. Não é barato, mas cumpre muito bem a sua função. Totalmente aprovado.
8.6
Share:
Bruno Fonseca

1 comentário

  1. Ulefone Armor 2: Um smartphone muito resistente - Leak 11 Agosto, 2017 at 10:22 Reply

    […] O Armor 2 possui uma bateria de 4700 mAh que suporta carregamento rápido e vem com o sistema operativo Android 7.0 Este equipamento – à semelhança do Ulefone T1 – suporta 27 bandas 4G LTE em 6 tipos de redes diferentes. Destaca-se também a inclusão de 6 botões físicos, incluindo ligar e desligar o equipamento, PPT, tirar fotografia, volume e ainda um botão de SOS. Isto é algo que já observámos também em alguns produtos do mesmo segmento, como o Cat S60 (Clique aqui para ler analise). […]

Deixe uma resposta