Inicio Fora da Caixa Como as Casas Inteligentes vão Mudar a Sua Vida

Como as Casas Inteligentes vão Mudar a Sua Vida

A sua casa conforme a conhece está prestes a mudar. Não será tão-somente o aglomerado de matérias com os quais foi construída. É que começa gradualmente a tornar-se uma entidade digital provida de uma inteligência própria. Capaz de se ajustar às suas preferências, aos seus hábitos e a estar munida de ferramentas que farão a sua vida mais descomplicada. Preparado para as casas inteligentes?

Como as Casas Inteligentes vão Mudar a Sua Vida

Seguramente muitos dos nossos leitores já tomaram os primeiros passos no sentido de tornar os seus próprios lares mais “comunicativos” e inteligentes. À medida que a tecnologia vai progredindo neste fascinante campo, também as opções se tornam cada vez mais apelativas e de adoção comum.

Frigorífico, o Que Vamos Jantar?

Experimente colocar a questão ao aparelho em causa quando for jantar a casa de um familiar e correrá o risco de ser convidado a um breve internamento.

Casas Inteligentes

Porém, as novas gerações de eletrodomésticos estão cada vez mais conectadas e munidas da capacidade de o ajudar a tomar esta decisão. Entretanto, não só o seu frigorífico sabe o que tem armazenado no seu interior como lhe pode, com base nessa informação, colocar sugestões ao que pode jantar hoje mesmo.

Tudo o que estiver em risco de terminar ou mesmo ausente pode ser encomendado e até entregue à sua porta para maximizar o seu tempo. Assim se o frigorífico da família ainda não lhe responde, está na hora de apresentar-lhes todo um admirável mundo novo.

Calor e Frio são Subjetivos

Num mundo analógico, sim. No mundo das smart homes, é o utilizador quem decide o nível de conforto que o seu lar lhe proporciona. Se já saiu do trabalho num dia tórrido, estes sistemas permitem que o ar condicionado comece a arrefecer progressivamente a casa para que desfrute de um conforto acrescido.

Casas Inteligentes

Não só de climatização se faz uma casa, ainda que esta seja uma temática sensível. Desde iluminação inteligente a sistemas de rega automáticos, a automatização de processos da sua casa vai colocar sob perspetiva muitas das suas tarefas quotidianas.

Acorda-me às Sete da Manhã

Cada vez mais lugar-comum, os assistentes virtuais estão a ganhar espaço dentro do nosso lar. Conectados com os demais dispositivos da nossa casa, podem ser nossos aliados em estipular horários de funcionamento para eletrodomésticos, abrir e fechar de persianas, controlo e acesso de segurança à nossa casa, entre muitos outros.

Em muitos lares já conhece alguns destes aparelhos. Quer seja através do seu aspirador robot ou de um prático robot de cozinha que simplifique processos que há apenas alguns anos exigiriam bem mais esforço.

Tarefas Automatizadas, Vida Facilitada

O princípio que rege as smart homes é precisamente o de melhorar a sua qualidade de vida. Isto ao automatizar muitas das tarefas do quotidiano que regra geral nos consomem bastante tempo e dinheiro.

Por um lado, investimos em aparelhos que têm como objetivo libertar o nosso tempo para as mais diversas atividades (mesmo se isso significar dedicar-se mais ainda ao seu emprego). Por outro, muita desta tecnologia é desenhada de forma a ser mais eficiente que um humano. Assim, consumindo menos energia e sendo efetuada num espaço de tempo mais curto.

Será apenas plausível que nos próximos anos mais processos que tomamos hoje como bastante lineares e, por muitas vezes, entediantes, venham a ser tomados ou auxiliados pela tecnologia.

Entretanto mal podemos esperar para conhecer as soluções que vão ser propostas para colaborar com todas as tarefas que raramente nos sentimos tentados a fazer com alegria. O futuro, esse, é brilhante e automatizado.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Nokia 9.3 PureView 5G: é desta que temos um topo de gama?

Já se falou tanto acerca de um possível topo de gama da Nokia que o assunto até já está meio gasto. Infelizmente nunca chegámos...

Spider-Man Miles Morales é mais pequeno na PS5 do que na PS4!

Como deve saber, o tamanho dos jogos tem aumentado a um ritmo alucinante, especialmente na geração das consolas PS4 e Xbox One... Afinal de...

Google Maps: prepare-se porque tudo vai mudar!

Até aqui o Google Maps não sofreu grandes alterações ao nível do design, mas isto não quer dizer que não possa mudar. De facto,...

Sabia que, na teoria, as RTX 30 deveriam de ser mais poderosas?

As recentes RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 impressionaram forte e feio tanto no campo da performance como no preço! Ao fim ao...

Galaxy S30 já bateu um recorde e prepara-se para bater outro!

A Samsung parece estar a preparar-se para bater muitos recordes com o Galaxy S21, ou se preferir, com o Galaxy S30. Logo à partida...