A DIGI chegou a Portugal e foi de facto capaz de mudar o mercado (para melhor). Porém, ao ser uma operadora ainda muito jovem, a montar a sua infraestrutura, a realidade é que existem problemas de difícil resolução.
Um deles anda a irritar os utilizadores, porque não parece fazer qualquer sentido.
Cartões SIM da DIGI com problemas de dados móveis?
Caso não saiba, ao longo dos últimos dias, têm-se multiplicado as queixas no Reddit (r/digipt) sobre cartões SIM da DIGI que simplesmente… não funcionam. Mais concretamente, o serviço de dados móveis parece estar completamente ausente para vários utilizadores, mesmo depois de inserirem corretamente o cartão no smartphone.
O problema é mais grave do que parece. Para alguns, o cartão nem sequer pede o código PIN habitual, e noutros casos, a rede aparece, mas apenas em 2G, o que torna impossível qualquer tipo de navegação online.
A situação está a afetar tanto novos clientes como quem fez recentemente portabilidade.
Para resolver, ou seja, para voltar a ter acesso ao 4G/5G e assim conseguir usar os dados móveis, é necessário colocar o smartphone em modo de voo para que seja possível realizar novo registo na rede.
Há também relatos de utilizadores que, mesmo configurando manualmente o APN (ponto de acesso), o smartphone continua sem conseguir aceder à internet. Um dos métodos mais referidos para tentar resolver o problema é recorrer à app “Setari Digi” (disponível para Android), que ajuda a configurar automaticamente os parâmetros corretos da rede.
Outros aconselham ativar manualmente o roaming de dados, mesmo em Portugal, e garantir que o telemóvel está desbloqueado para todas as redes.
No entanto, nem todos os utilizadores conseguem resolver com isto estas “artimanhas”.
Até ao momento, não há qualquer comunicação oficial da DIGI sobre o tema. De facto, até o suporte parece estar confuso com a situação.
A DIGI tem crescido muito no mercado português graças aos preços ultra competitivos, mas episódios destes levantam dúvidas sobre a qualidade do serviço. Afinal, de que vale pagar pouco se o cartão não funciona?