Atenção! O teu cartão SD pode ser falso (e as lojas não te avisam)

Quem é que não gosta de um bom negócio? Encontrar aquele cartão microSD de 512GB a um preço de chuva parece o sonho de qualquer utilizador. Mas, na realidade, esse sonho pode tornar-se num pesadelo onde perdes todas as tuas fotos, vídeos e ficheiros importantes. Os cartões de memória falsos estão em todo o lado: Amazon, eBay, Temu e até no marketplace do Facebook. O pior? Muitas vezes as lojas que consideras seguras servem apenas de ponte para burlões. Mas não te preocupes, vou ensinar-te a detetar o lixo antes de gastares um cêntimo para não ficares com um cartão SD falso.

Como detetar um cartão SD falso

Não precisas de ser um perito em hardware, basta estares atento a estes sinais de alerta:

Marcas que não fazem cartões

Muitas pessoas deixam-se de enganar por aparecer um cartão SD de uma marca de confiança. Assim acham que a probabilidade de serem enganados é menor. Viste um cartão microSD da Xiaomi? Esquece. A Xiaomi é gigante, mas não fabrica cartões de memória. Se vires um, é garantidamente um cartão genérico de má qualidade com um logótipo estampado.

Nomes genéricos e promessas absurdas

Marcas totalmente desconhecidas com capacidades gigantes (tipo 1TB ou 2TB) a preços ridículos são, em 99% dos casos, cartões de 8GB ou 16GB modificados para “mentirem” ao teu sistema operativo.

sd, cartão sd

Detalhes que não batem certo

Se encontrares um cartão de uma marca real (como SanDisk ou Samsung), mas o design ou o número do modelo não aparecerem no site oficial da marca, foge. Muitas vezes, os burlões usam designs que parecem “Premium” mas que nem sequer existem no catálogo oficial.

Já compraste? Testa agora antes de perderes dados!

Se já tens o cartão em mãos e o preço foi demasiado bom para ser verdade, há ferramentas gratuitas que te dizem a verdade nua e crua. Atenção: Estes testes escrevem dados em todo o cartão, por isso faz isto antes de lá guardares as tuas coisas!

1. FakeFlashTest (Windows)

É das formas mais rápidas de verificar a integridade. Ele tem um “Quick Size Test” que escreve e lê dados em segmentos aleatórios. Se o cartão for falso, o teste falha quase instantaneamente.

2. H2testw (Windows)

É o clássico da indústria. Embora seja antigo e um pouco lento em cartões de grande capacidade, é infalível. Ele enche o cartão de ficheiros e depois tenta lê-los. Se o cartão disser que tem 512GB mas só conseguir ler 16GB sem erros, já sabes: foste enganado.

3. F3 – Fight Flash Fraud (macOS e Linux)

Se não usas Windows, o F3 é a tua melhor arma. É uma ferramenta de linha de comandos, mas para quem prefere algo visual, existe o F3X para Mac, que torna o processo tão simples como carregar num botão.

Se parece bom demais…é porque provavelmente é mentira. Comprar armazenamento é investir na segurança das tuas memórias. Vale mais pagar um pouco mais por um cartão original numa loja de confiança do que perder as fotos das tuas últimas férias porque o cartão morreu do nada.

Já alguma vez compraste um cartão que te deixou ficar mal?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também