Contacte-nos comercial@leak.pt
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Principal
Especiais

Cuidado com o que gritas nas bancadas: já há um cartão do árbitro para o público

Bruno FonsecaporBruno Fonseca
14 de Setembro, 2026
em Especiais
Google
Segue a Leak no Google

Dá prioridade à Leak nas notícias e segue o nosso perfil para encontrares mais conteúdos no Google e no Discover.

Adicionar como fonte preferida Seguir a Leak no Google
Partilhar
Tweet

Estamos habituados a ver o árbitro mostrar cartões, amarelos e vermelhos, aos jogadores. Mas e se te disséssemos que já existe um cartão dirigido a quem está nas bancadas? Não é ficção: acaba de ser criado um novo cartão no futebol que não pune os jogadores, mas sim os pais e adeptos que se portam mal. E, se der certo, pode ser o início de uma tendência que muda a forma como nos comportamos a assistir a um jogo.

O “cartão preto” já é realidade

A novidade vem da Roménia, onde a Federação de Futebol (FRF) acaba de introduzir o chamado “cartão preto”, uma advertência que os árbitros podem usar, mas apenas nos escalões de formação (dos sub-7 aos sub-16) e dirigida exclusivamente ao público. O objetivo é claro: travar os comportamentos abusivos nas bancadas dos jogos de crianças.

E este cartão tem um peso enorme, porque a sua exibição significa uma coisa: o fim do jogo.

Como funciona (em três etapas)

O árbitro não mostra o cartão preto à primeira. O protocolo tem três fases pensadas para dar oportunidade de as pessoas se acalmarem:

  1. Primeiro aviso: o árbitro para o jogo e pede aos treinadores que apelem ao bom senso do público.
  2. Segundo aviso: se o mau comportamento continuar, o jogo é interrompido durante 10 minutos e os jogadores voltam ao balneário.
  3. Cartão preto: se, mesmo assim, os comportamentos persistirem, o árbitro exibe o cartão preto e a partida termina definitivamente, sem ser retomada.

Ou seja: por causa do comportamento dos adultos nas bancadas, são as crianças que ficam sem poder acabar o jogo. É um travão duro, pensado para responsabilizar os pais.

O que se castiga

O “cartão preto” pune uma lista de comportamentos que, infelizmente, são demasiado comuns nos jogos de formação:

  • Abuso verbal ou agressões aos próprios filhos.
  • Insultos ou agressões a jogadores da própria equipa ou da equipa adversária.
  • Ataques verbais ou físicos a árbitros e oficiais de jogo.
  • Confrontos com outros pais ou espectadores.

E há mais: o “Pai Capitão”

O cartão preto faz parte de um plano mais amplo da federação romena para tornar o futebol das crianças um ambiente mais saudável. Uma das ideias mais curiosas é a figura do “Pai Capitão”, um pai encarregado de monitorizar o comportamento dos outros pais na bancada e que tem de fazer uma formação de boas práticas no desporto.

Um problema que não é só romeno

E é aqui que a notícia deixa de ser “coisa da Roménia” e nos toca a todos. A violência e os maus comportamentos nas bancadas do futebol de formação são um problema reconhecido um pouco por todo o lado, Portugal incluído, onde não faltam relatos de pais descontrolados, insultos a crianças e até agressões a árbitros jovens que apitam jogos de miúdos.

Por isso, medidas como o cartão preto tendem a gerar debate: fará sentido penalizar as crianças (acabando o jogo) pelo que os pais fazem? Ou é precisamente esse o “choque” necessário para os adultos perceberem que o exemplo que dão está a estragar o desporto dos filhos?

Uma coisa é certa: se a experiência romena resultar, não seria surpresa vê-la adotada noutros países. E, da próxima vez que estiveres numa bancada a ver o teu filho (ou sobrinho, ou neto) jogar, talvez valha a pena lembrar: o exemplo que dás vale mais do que qualquer resultado.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigo Anterior

A MEO está com problemas? Muitos utilizadores reportam falhas: eis o que podes fazer

Artigo Seguinte

Oops? Apple! O sonho já não comanda a vida!

Artigos

id.1 - vw levantou o véu, mas o entusiasmo parece ser pouco
Auto

Produzir carros em Portugal ainda vale a pena!

dongfeng box quer pisar os calcanhares ao renault 5
Auto

Carros têm de ficar mais baratos. É um Tsunami Chinês!

Via Verde
Auto

As portagens são um absoluto exagero em Portugal?

Deixar comentário

Em destaque

Cartão retido no Multibanco? O que fazer nos primeiros minutos

semana dos animais LIDL

Chave de precisão do LIDL estilo Xiaomi vai voar das prateleiras

O novo monstro do LIDL chegou para substituir o teu forno e o grelhador

Cabem 18 pares de sapatos: a sapateira do LIDL vai voar das prateleiras

Se vês esta mensagem no multibanco não faças isto (pode custar-te caro)

Newsletter Leak

Recebe os melhores artigos da Leak no teu email

Regista-te aqui

Artigo Seguinte
iPhone

Oops? Apple! O sonho já não comanda a vida!

A Leak.pt traz-te notícias de tecnologia, promoções, dicas para a casa, alertas de burlas e informações úteis para o dia a dia. Explicamos de forma simples o que realmente importa, ajudando-te a poupar dinheiro, tomar melhores decisões e proteger-te online.

Ligações
  • Quem somos
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Contactos
Categorias
  • Tecnologia
  • Especiais
  • Dinheiro
  • Burlas
  • Caça-promoções
© 2026 Leak.pt – Otimizada por SEO4Discover
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos e condições
  • Declaração de Privacidade
Leak no Google no Google
Fonte Seguir
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Contacte-nos comercial@leak.pt
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência

Leak@2026 - Todos os direitos reservados