Se tens o Cartão de Cidadão na carteira tira-o agora mesmo. Olha bem para ele. Parece tudo normal? A data de validade ainda está longe? A foto está nítida? Pois fica a saber que, mesmo com o cartão aparentemente válido, podes estar em situação ilegal. E o pior: podes ser surpreendido com uma coima ou, num cenário mais comum, ficar impedido de mexer no teu próprio dinheiro. Existem rasteiras neste documento que a maioria dos portugueses ignora até ser tarde demais. Aqui estão as três que mais causam dores de cabeça (e de carteira).
Cartão de Cidadão na carteira: Verifica isto!
1. A “Armadilha” da Morada (Coimas à espreita)
Este é o erro número um. Mudaste de casa, atualizaste a morada nas Finanças, na Luz e na Água, e achas que está tudo bem. Errado.
Entretanto se não atualizares a morada no chip do Cartão de Cidadão (e confirmares a alteração), para o Estado, tu não moras onde dizes que moras.

O Perigo: Por lei, tens de atualizar a residência no prazo de 60 dias. Assim se não o fizeres, além de estares em incumprimento, podes perder notificações importantes (como multas de trânsito ou avisos do tribunal) que vão para a morada antiga. Quando deres por ela, o prazo de defesa já passou e o valor a pagar duplicou.
2. O Banco Congela a Tua Conta
Muita gente pensa: “O cartão caducou ontem, trato disso para a semana”. O problema é que os bancos estão cada vez mais rigorosos (e automatizados). Devido às leis de branqueamento de capitais, se o teu documento de identificação caducar na base de dados do banco, eles podem bloquear o acesso à tua conta ou impedir movimentos a débito.
Imagina ires ao supermercado e o cartão não passar, não por falta de saldo, mas porque te esqueceste de renovar o CC há três dias. Acontece mais do que imaginas.
3. O Cartão dos Filhos (O Esquecimento Clássico)
Nós olhamos para o nosso cartão, mas esquecemos o dos miúdos. Como a validade do cartão das crianças é muito mais curta (5 anos), é muito comum os pais chegarem ao aeroporto para umas férias e descobrirem, na hora do embarque, que o cartão do filho caducou há um mês. Resultado: Férias canceladas ou uma corrida stressante para tentar um passaporte de emergência caríssimo.

O que tens de fazer nos próximos 5 minutos
Entretanto não deixes para “logo”. Resolve isto já:
Confirma a Validade: Assim põe um alarme no telemóvel para 3 meses antes da data de expiração.
Confirma a Morada: Se mudaste de casa recentemente, verifica se o processo ficou concluído no portal ePortugal ou numa Loja do Cidadão.
Não percas tempo: Se perderes o cartão, comunica logo. Se alguém o usar para cometer um crime ou fazer contratos em teu nome, a dor de cabeça será gigantesca se não tiveres feito a participação.

