Perdeste a carta com os códigos do Cartão de Cidadão? Vê se tens de pagar!

É um clássico português: precisas de mudar a morada ou assinar um documento online, vais à procura daquela carta cinzenta que recebeste há 3 anos e… desapareceu. Foi para Nárnia. E agora? Tens de pagar um cartão novo? Durante muitos anos, a resposta curta e dolorosa era: “Sim, tens”. Se perdesses a carta com os códigos PIN do Cartão de Cidadão tornava-se num bocado de plástico inútil para serviços online, e a única solução era pedir (e pagar) um novo. Mas as regras mudaram e existe uma “Data Mágica” que pode salvar a tua carteira. Vamos ao tira-teimas.

Carta com os códigos do Cartão de Cidadão: a Data que Salva Vidas é 16 de Abril de 2018

Corre buscar o teu Cartão de Cidadão e olha para a data de emissão.

O teu cartão foi emitido ANTES de 16/04/2018?

Más notícias: Se não sabes o PIN e perdeste a carta, não há volta a dar. Assim o sistema antigo não permite recuperar códigos. Vais mesmo ter de renovar o cartão e pagar a taxa correspondente. Entretanto aproveita para ver se ele não está quase a caducar!

O teu cartão foi emitido DEPOIS de 16/04/2018?

Boas notícias: Estás salvo! Graças à evolução do sistema (e à recolha de dados biométricos), já não precisas de pedir um cartão novo.

O que fazer: Basta dirigires-te a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão. Como o sistema já tem as tuas impressões digitais guardadas, eles conseguem confirmar a tua identidade e permitir que definas novos códigos PIN ali mesmo, na hora.

Custo: Tem um custo de 5 euros, mas é muito mais barato (e rápido) do que fazer um cartão novo (que custa normalmente 15€ ou mais).

O “Truque” para nunca mais precisares do PIN

Sejamos honestos: usar o cartão no leitor é coisa do passado. Assim se ainda não ativaste a Chave Móvel Digital (CMD), para tudo o que estás a fazer e ativa agora.

Com a CMD, podes:

  • Entrar no Portal das Finanças;
  • Mudar a morada;
  • Renovar o Cartão de Cidadão;
  • Assinar documentos PDF oficiais.

Tudo isto sem nunca precisares do PIN do cartão ou do leitor. Assim a autenticação é feita com o teu número de telemóvel e um código que recebes por SMS (ou notificação na app). É a melhor forma de te “blindares” contra a perda daquela carta maldita.

Atenção: o saco de supermercado que protege o teu cartão de cidadão, Cartão de Cidadão: se a data de validade for esta tens mesmo de o trocar

Se perdeste os códigos:

Verifica a data do cartão (Pós-2018 = Salvo).

Se for anterior a 2018, ativa a Chave Móvel Digital (se conseguires fazer via acesso com NIF/Senha das Finanças) para desenrascar até renovares o cartão.

E tu, sabes onde está a tua carta dos códigos ou já a deste como perdida há muito tempo?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também