Smartphone: carregador sem fios reduz duração da bateria?

Se está a investir num smartphone topo de gama é provável que acabe por comprar também um carregador sem fios. Dão muito jeito e os mais recentes até disponibilizam uma velocidade interessante. Mas o curioso é que temos visto algumas publicações por parte de vários utilizadores que revelam preocupações acerca deste método. Dito isto, referem que o carregador sem fios reduz a duração da bateria. Mas será mesmo verdade?

Smartphone: carregador sem fios reduz duração da bateria?

Para respondermos a esta questão temos de olhar para o funcionamento do carregador sem fios. O carregamento sem fios do smartphone utiliza indução electromagnética para transferir energia eléctrica do carregador para o smartphone. A indução electromagnética é um fenómeno pelo qual um campo magnético em rápida mudança produz energia eléctrica num circuito fechado que interage com esse campo magnético.

Smartphone: carregador sem fios reduz duração da bateria?

Logo à partida para que o carregamento sem fios funcione, necessitamos de um smartphone que suporte o carregamento sem fios e de um carregador sem fios compatível. Quando colocamos um smartphone compatível num carregador sem fios, o campo magnético em rápida mudança interage com a bobina de cobre dentro do smartphone, induzindo uma corrente eléctrica. A corrente eléctrica produzida carrega a bateria. A compatibilidade é assegurada através da utilização de padrões de carregamento sem fios.

Smartphone: carregador sem fios reduz duração da bateria?

- Advertisement -

Entretanto para que este tipo de carregamento sem fios funcione, as bobinas de cobre devem estar alinhadas.

Por outras palavras, se não conseguir colocar correctamente o seu smartphone na base ele irá carregar lentamente ou não irá carregar de todo.

Uma solução possível é forçar as bobinas a estarem alinhadas. Por exemplo, o MagSafe utiliza e muito bem ímanes para assegurar um bom posicionamento.

No entanto existem outras formas de carregamento que já não necessitam deste carregamento. São exemplo disso o carregamento por ressonância ou via RF. Este último permite carregar o smartphone sem estarmos muito próximos do carregador.

Vamos então agora à resposta que interessa.

O carregamento sem fios danifica a bateria do seu smartphone?

O carregador sem fios não danifica a bateria do seu smartphone. Algumas pessoas têm esta ideia mas isto é falso. As pessoas que acreditam que o carregamento sem fios danifica a bateria de um smartphone referem que o carregamento sem fios gera mais calor do que o carregamento com fios, o que pode colocar a sua bateria sob maior tensão.

Embora isto seja verdade até certo ponto, o calor produzido pelo carregamento sem fios é controlável pelo smartphone e não deve danificar a bateria.

O carregamento sem fios produz mais calor do que o carregamento convencional por cabo, devido à forma como funciona. Um efeito secundário da indução electromagnética é a geração excessiva de calor. Claro que se não for devidamente gerido, o calor gerado pela carga sem fios pode danificar o seu smartphone. Felizmente, as normas de carregamento sem fios têm directrizes para este problema.

Por exemplo, se um carregador sem fios detectar calor excessivo, irá reduzir a velocidade de carregamento da bateria. Uma menor saída de energia equivale a um menor calor, pelo que o seu smartphone permanecerá seguro.

Segundo, durante o carregamento com ou sem fios, a bateria em si não aquece. No caso de carregamento sem fios, apenas a bobina de cobre no interior do smartphone aquece. No entanto a bateria está protegida por uma camada de isolamento térmico.

Para além disso o carregamento sem fios não afecta os ciclos de carregamento da bateria mais do que o carregamento normal por cabo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.