Carros vão depender mais dos ‘chips’! Será isto bom ou mau?

Caso não saiba, o mundo da produção automóvel está a passar por um mau bocado, curiosamente, pela mesma exata razão que o mundo dos PCs, smartphones, tablets, etc… Também está a passar mal. Estamos obviamente a falar de falta de componentes eletrónicos essenciais, como são os microchips.

Aliás, estamos a falar de fábricas de grandes marcas como a VW, Ford, etc… A fecharem portas durante largas semanas, o que por sua vez, também levou a um aumento de preços muito significativo, tanto no parque automóvel novo, como também no usado.

Dito tudo isto, apesar de já não ser novidade para ninguém que um carro, hoje em dia, é muito mais que um volante, um motor e 4 rodas… Ao que tudo indica, mesmo com a crise, o foco das fabricantes é aumentar ainda mais o nível tecnológico de todos estes produtos.

Aliás, o CEO da Intel (Pat Gelsinger), já veio a público dizer que os chips vão ganhar ainda mais importância no mundo automóvel.

Carros vão depender cada vez mais dos ‘chips’

Portanto, segundo o CEO da Intel, Pat Gelsinger, os chips e ademais semicondutores, em 2030, vão perfazer cerca de 20% da lista de materiais total da grande maioria dos automóveis. Ou seja, mais ou menos a mesma percentagem que os sistemas de propulsão ocupam, em 2021.

Uma mudança muito interessante, porque se formos ver a evolução de mercado, em 2019, os chips preenchiam apenas 4% das listas de materiais. Uma percentagem de materiais que habitualmente marcam presença mais no ECU, e no sistema de entretenimento, este último, que diga-se de passagem, está cada vez mais evoluído nos modelos mais recentes.

Em suma, os automóveis estão a mudar, bastante, ficando cada vez mais “eletrónicos”. Será isto bom? É uma questão de esperarmos para ver. Mas uma coisa é certa, com a aposta das fabricantes nos mais variados tipos de sensores e sistemas de controlo, para aumentar a segurança, e também mudar o design, como é o exemplo da remoção dos espelhos para a colocação de câmeras… O futuro vai ser mesmo muito interessante. Mas provavelmente também mais caro.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!