Carros elétricos salvaram casas no apagão: o poder do V2L!

O apagão que Portugal e Espanha viveram na passada segunda-feira foi, para muitos, um verdadeiro pesadelo. Especialmente devido à falta de informação a partir do sistema de emergência nacional da Proteção Civil, que apenas enviou a primeira mensagem por volta das 21h. Foi isto que permitiu a propagação de Fake News, e claro, o consequente pânico que levou à corrida a supermercados e postos de combustívil.

Mas, para outros, foi um momento de mostrar que a tecnologia certa pode mesmo fazer a diferença. Estou a falar, claro, dos condutores de carros elétricos equipados com funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), que conseguiram manter luzes acesas, frigoríficos ligados, routers operacionais, e até carregar telemóveis quando tudo à volta estava às escuras.

Carros elétricos salvaram casas no apagão: o poder do V2L!

(ensaio) renault 5 - pequeno elétrico que espalha magia! rascunho

Afinal, o que é o V2L?

O V2L é uma funcionalidade presente em alguns modelos de carros elétricos, como os Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, BYD Atto 3, entre outros, que permite usar a bateria do carro para dar vida a outros aparelhos eletrónicos. Basicamente, o carro transforma-se numa espécie de powerbank gigante capaz de fornecer energia a uma casa, eletrodomésticos ou até a outros veículos.

Na prática, basta ligar um adaptador específico à entrada de carregamento do carro (ou usar as tomadas internas, se disponíveis), e pronto: tens acesso a energia elétrica. Assim, durante o apagão, como a grande maioria dos carros elétricos conta com baterias gigantescas, houve relatos de pessoas a alimentar routers, televisores, carregar computadores e até manter pequenos frigoríficos a funcionar durante horas.

De facto, quem usou esta funcionalidade, e porventura tinha a bateria perto dos 100%, nem sentiu o impacto do apagão.

Porque é isto tão importante? Faz sentido?

painéis solares carro elétrico

Sou muito honesto, apesar de achar a tecnologia interessante, nunca achei muita piada a esta funcionalidade. Mas, agora, talvez faça sentido utilizar a bateria do automóvel como uma central energética capaz de alimentar um domícilio.

Até poderá fazer sentido como armazenamento de energia elétrica, caso tenha painéis solares ou moinhos eólicos em sua casa. Energia que depois pode ser usada durante a noite, ou em alturas de menor intensidade solar.

A bateria do automóvel pode ser depois carregada durante a noite, quando o preço é mais baixo, de forma a garantir que não fica apeado no dia seguinte.

Conclusão

Resumindo: quem tinha um carro elétrico com V2L na passada segunda-feira não só conseguiu carregar o telemóvel, como também ajudou vizinhos e familiares. Foi uma pequena amostra do que a tecnologia pode fazer quando bem integrada no nosso dia a dia.

Está preparado para o próximo apagão? Ou ainda acha que um carro elétrico é só para conduzir? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...