No Salão de Munique, a CATL, que é muito provavelmente a maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos, voltou a mostrar porque é que está sempre um passo à frente das suas rivais.
A empresa apresentou a nova geração da família Shenxing, batizada de Shenxing Pro, que promete resolver dois dos maiores receios dos consumidores: autonomia limitada e carregamentos demorados.
Pode mudar o jogo!
O que muda com a Shenxing Pro?
Segundo a CATL, a Shenxing Pro terá duas versões distintas, mas que fazem todo o sentido para o mercado mundial.
- Long Life & Long Range – pack de 122 kWh, autonomia até 750 km (WLTP).
- Super-Fast Charging – pack de 110 kWh, carregamento de 10% a 80% em 10 minutos, oferecendo 478 km adicionais em uma única paragem.
Na prática, isto significa que um carro equipado com esta bateria poderá carregar em menos tempo do que muitas pessoas levam para beber um café e comer um croissant na estação de serviço.
Isto se quiser carregar muito. Porque se quiser um carregamento curto, equivalente a meter 10€ ou 15€ de Gasolina, estamos a falar de 1 ou 2 minutos.
Durabilidade impressionante!
Outro ponto que salta à vista é a resistência da Shenxing Pro.
A CATL afirma que a bateria sofre apenas 9% de degradação após 200 mil km, mantendo ainda 70% da capacidade após 1 milhão de km e 10 mil ciclos completos de recarga.
Ou seja, estes números colocam as baterias LFP num patamar que até agora parecia exclusivo das químicas mais caras e complexas à base de níquel.
Como?
Para atingir estes resultados, a CATL introduziu a arquitetura Wave, onde as células são integradas diretamente no pack, eliminando módulos intermediários.
O objetivo é otimizar espaço, reduzir peso e aumentar a quantidade de material ativo disponível. Resultado? Maior densidade energética, mais autonomia e eficiência sem comprometer a segurança.
Europa no centro da estratégia. Como sempre!
A Europa é um mercado complicado, onde a eletrificação não está a ter o sucesso que muitos esperariam.
Por isso, a empresa sublinhou que a Shenxing Pro foi desenvolvida com foco no mercado europeu, onde os consumidores pedem cada vez mais carros com autonomia realista e carregamentos rápidos.
Ao mesmo tempo, a CATL continua a investir forte na região! Já gastou 12,9 mil milhões de dólares em fábricas na Hungria, Alemanha e Espanha, além de projetos de reciclagem e remanufatura.
O impacto no setor?
Se os números se confirmarem na prática, a Shenxing Pro pode estabelecer um novo padrão para a indústria. Uma autonomia de 750 km e carregamentos de 10 minutos são precisamente os marcos que muitos esperavam para que os elétricos deixem de ter “desculpas”.
Além disso, este avanço reforça a ofensiva das marcas chinesas, que estão a ganhar terreno na Europa e a desafiar diretamente gigantes como a Volkswagen, Mercedes, BMW e Stellantis.
Conclusão
A Shenxing Pro não é apenas mais uma bateria que pode ou não ter impacto no mercado. É algo que a indústria precisa para dar o salto, e assim, finalmente dar a volta à situação das baterias e dos carros elétricos.
Afinal, se chegar ao mercado com os números anunciados, vai ser difícil justificar que os elétricos não são práticos para o dia a dia. Afinal, estamos a falar de 1 milhão de km de vida útil e carregamentos mais rápidos do que abastecer um depósito de gasolina.
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