tesla model 3, elétrico

Carros elétricos: Novas baterias trazem consigo carregamentos de 10min! – Ainda se lembra dos telemóveis Nokia que aguentavam 1 semana ou mais com uma única carga? É que em boa verdade, a tecnologia das baterias tem sido um dos componentes chave dos aparelhos electrónicos que menos evolução tem tido, ou que pelo menos, é um dos pontos que está mais atrasado em relação a tudo o resto.



Aliás, é algo que hoje em dia está à vista de todos, com a grande aposta das fabricantes de automóveis nos veículos elétricos!

Ao fim ao cabo, como deve imaginar, ninguém se importa de ter um smartphone que dure pelo menos um dia… Mas muitos são os consumidores que ficam de pé atrás quando têm de escolher entre um carro elétrico com a autonomia de 400KM que demora 5/6 horas a carregar, e um carro tradicional com uma autonomia de 600/700KM que pode ser ‘recarregado’ no posto de combustível em menos de 5 minutos.

Mas calma! Há razões para sorrir se por acaso tem interesse na compra de um novo carro elétricos… Afinal de contas, as baterias vão melhorar e muito nos próximos tempos!

tesla model 3, elétrico. carros Elétricos:

Portanto, temos um novo avanço nas tecnologia da bateria, graças a alguns cientistas da Universidade de Pensilvânia.

Em suma, a equipa da Universidade conseguiu desenvolver um novo design de bateria que deverá ter a capacidade de receber 400 kilowatts de energia. Ou seja, vai ser possível fazer carregamentos de 10 minutos que por sua vez irão oferecer cerca de 320KM de autonomia.

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que apesar do carregamento rápido já ser uma realidade nas baterias atuais do mercado. A verdade, é que seria impossível para a tecnologia atual conseguir arcar com toda esta eletricidade de uma só vez. Estamos a falar de riscos muito elevados para o tempo de vida da bateria, já para não falar do risco de explosões a fazer lembrar o Galaxy Note 7.

Dito isto, os cientistas já fizeram um grande número de testes de segurança, levando a nova bateria até aos 60 ºC, utilizando-a normalmente sem qualquer problema. Em suma, o objetivo foi perceber se a bateria seria ou não ‘cozinhada’ ao chegar a temperaturas super altas.

No entanto, segundo alguns especialistas… Parece que esta tecnologia ainda vai demorar cerca de 10 anos até chegar ao mercado. Tudo para garantir que não existem riscos inerentes à utilização diária deste tipo de bateria.

Em suma, esperemos que estes 10 anos não sejam utilizados totalmente. Visto que o carregamento rápido é sem qualquer tipo de dúvida uma das barreiras mais importantes para a real evolução do mercado de veículos elétricos.


Carros elétricos: Novas baterias trazem consigo carregamentos de 10min! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.