Durante a manhã de hoje, falei sobre uma conversa que tive com um diretor de comunicação de uma fabricante tradicional de automóveis na europa, com alguns jornalistas à mistura. Ficando a ideia de que é difícil passar a mensagem de todas as novidades que são desenvolvidas e lançadas no mercado ao longo dos últimos anos.
Ou seja, o mundo automóvel está a passar por uma revolução, e muitas vezes, não é fácil conseguir chegar a todos os potenciais consumidores.
Mas, isto é especialmente difícil para as fabricantes que já tem muita história e experiência no mercado global. O que claro está, significa que acaba por ser mais fácil para as novas marcas, nomeadamente as Chinesas.
Passo a explicar.
Carros Chineses andam a dominar… Mas… Porquê!?
Portanto, com 34 anos de vida, além dos muitos carros que já ensaiei na Leak.pt, também tenho toda uma vida a andar nos carros dos meus familiares, de quem levava o pessoal para os jogos nos muitos anos de andebol que joguei, nas saídas em carros de amigos, e por aí fora.
Ou seja, tenho uma ideia daquilo que é um Volkswagen, Audi, Mercedes, Renault, Peugeot, Audi, etc… Porque já andei muitas vezes, em vários modelos diferentes, ao longo de todos estes anos.
No lado dos carros Chineses… Já não é bem assim!
Quando alguém entra num BYD, Leapmotor, Dongfeng ou Xpeng, é muito provavelmente a primeira vez que o está a fazer. Ou seja, não existe uma ideia pré-concebida daquilo que é um carro Chinês. A ideia é formada ali, no momento.
E normalmente, a primeira impressão é francamente positiva!
Ou seja, é exatamente por isto que a grande maioria dos carros Chineses aparecem no mercado Europeu com um nível de equipamento quase absurdo face ao que sempre foi normal na nossa região. Isto é verdade em qualquer carro, até nos modelos mais baratos como o BYD Dolphin Surf ilustrado em cima.
- Nota: Isto quase sempre com um preço… Apetitoso.
Aliás, podemos até dizer que é por isso que algumas fabricantes apostaram no mercado de TVDE, com preços incríveis. Isto porque, muitos potenciais consumidores vão chamar um Bolt ou um Uber, e vão entrar num BYD super equipado.
Aqui também vai ser a primeira vez que vão experienciar um carro Chinês.
Claro que isto também tem as suas desvantagens, porque estes carros andam o dia todo, e nem sempre têm a melhor limpeza ou manutenção. Mas, ainda assim, a primeira impressão é aquela que conta, e no geral, são carros bonitos, bem equipados, com muito conforto para oferecer.
É uma estratégia muito interessante, que anda a meter várias fabricantes Europeias a coçar a cabeça. Mas… O que pensas sobre tudo isto? Concordas com o meu ponto de vista? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



