Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

(Especial) Os carros a hidrogénio estão a falhar! Porquê?

por Nuno Miguel Oliveira
30 de Julho, 2021
em Auto
Tempo de leitura: 4 minutos de leitura
0
mirai, toyota, a toyota, toyota faz pizzas
Adicionar como fonte preferida na Google

Hoje em dia, muito se fala da evolução dos carros elétricos e consequente fim dos carros a combustíveis fósseis, ou seja, dos carros com motores que precisam de gasóleo ou gasolina para funcionar.

Então… e os carros movidos a hidrogénio? É que em boa verdade, quando se fala da redução das emissões, a conversa acaba quase sempre nesta forma de combustível. Sendo, na verdade, a solução mais óbvia para o problema. No entanto, apesar de tudo o que vai sendo dito acerca deste ‘futuro’, a verdade, é que o foco parece estar a 100% na eletrificação! Porquê?

  • (Análise) VW Golf R (VIII): Como é que um Golf anda tanto?

(Especial) Os carros a hidrogénio estão a falhar! Porquê?

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →

Portanto, quando dizemos que os carros a hidrogénio estão a falhar, não estamos a falar da sua performance ou de outro tipo de problemas. Estamos sim a falar na falta de aposta na sua implementação no mercado automóvel. Afinal de contas, por enquanto, apenas existem três carros a hidrogénio no mercado, onde o mais ‘normal’ e mais barato é o Mirai da Toyota.


Mas vamos por partes.

Qual é a grande razão para o Hidrogénio ser cada vez mais uma tecnologia esquecida, em vez da grande aposta para meter os combustíveis fósseis de lado?

Bem, de forma muito resumida, o hidrogénio parece ser uma solução perfeita, visto que quando utilizado como combustível, a única coisa que sai do tudo de escape do seu automóvel é água. No entanto, existem várias razões para o hidrogénio não ser, pelo menos ainda, a derradeira solução para o mundo automóvel.

Sim, é um combustível que além das tão badaladas 0 emissões, também pode ser posto dentro do tanque de combustível do seu automóvel da mesma exata maneira que põe gasolina ou gasóleo. Sendo super prático. Ou seja, em teoria, é tão prático quanto os antigos combustíveis fósseis.

Contudo, é um combustível ainda muito ineficiente, em comparação direta aos veículos elétricos. Além disso, e talvez o fator mais importante no meio de tudo isto, a produção de hidrogénio ‘verde’ é extremamente complexa, e por isso cara, sendo necessário o método de eletrólise de água, o que basicamente separa o H do O2 (água -> H2O).

Claro que é possível produzir hidrogénio a partir de outras formas, utilizando combustíveis fósseis como o metano. Mas isto derrota o propósito do combustível, visto que desta forma, é impossível fugir aos gases poluentes.

Em suma, a única maneira de criar hidrogénio ‘verde’, é com a eletrólise de água a partir de energias renováveis. Um processo extremamente ineficiente. Ou seja, que infelizmente desperdiça grandes quantidades de energia.

Afinal de contas, segundo um estudo muito recente, o processo de produção de hidrogénio ‘verde’ desperdiça 30% da potencial energia logo na separação. Como se isto não fosse suficiente, posteriormente, temos outros 26% perdidos no transporte do combustível para os postos.

Ou seja, só na produção e transporte do combustível, já perdemos 48% do potencial energético do combustível. Claro que parte desta perda poderia ser eliminada ao produzir hidrogénio nas próprias bombas de combustível. No entanto, isto nunca irá acontecer, porque é um processo extremamente dispendioso, que custaria vários milhões, por posto de combustível selecionado.

Entretanto, como deve imaginar, é óbvio que existe sempre perda no potencial energético. Isto também acontece nos motores a combustão. No entanto, por exemplo, em comparação à energia elétrica que utilizamos em casa, apenas perdemos 5% do seu potencial no transporte.

O hidrogénio ainda não chegou ao tanque de combustível do seu carro, e já perdeu quase 50% do seu potencial energético! Mas há mais problemas.

Pois bem, ainda temos mais perdas a considerar, visto que o motor do seu carro a hidrogénio não vai ser capaz de aproveitar ao máximo o combustível que consome. É exatamente por isso que no mercado atual, os veículos movidos a hidrogénio utilizam células de combustível, onde o hidrogénio e oxigénio é recombinado para dar origem a água. O resultado desta recombinação é nada mais nada menos que eletricidade. No entanto, mais uma vez, temos uma perda de energia muito significativa… Mais ou menos metade! Ou seja, dos 100% iniciais, estamos agora a andar com apenas 26%.

Ou seja, o grande problema, é mesmo a ineficiência de todo o sistema. Desde a sua produção até à sua utilização no dia-a-dia.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda acredita no hidrogénio? Ou será o futuro são os elétricos?

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

radar, bt, polícia, multas

Código da Estrada vai mudar, e as multas são para se pagar.

por Nuno Miguel Oliveira
12 horas atrás

O Governo vai apertar o cerco nas estradas com multas mais pesadas (e mais eficientes) - Quem costuma andar pelas estradas portuguesas sabe perfeitamente que o Código da...

Carro de F1 com tinta verde estranha na pista de corrida.

F1: Aerodinâmica acordou no Mónaco e escolheu a violência!

por Nuno Miguel Oliveira
21 horas atrás

Estamos num ano em que as regras mudaram na F1. Aliás, é fácil perceber que existem vários fãs descontentes com as novas motorizações, o que é normal. A...

Inspeção do carro: o que mais reprova e como evitar chumbar

por Bruno Fonseca
23 horas atrás

Chega a altura da inspeção periódica obrigatória e bate sempre a mesma ansiedade: será que passa? Chumbar obriga a reparar e a voltar. Perde-se tempo e dinheiro. A...

Misturou gasolina normal com aditivada? O que faz ao motor? , incêndios nas bombas de gasolina, meter combustível, combustíveis, gasolina, gasóleo, incêndio abastecer

Truques para gastar menos combustível: o que funciona e o que é mito

por Bruno Fonseca
24 horas atrás

Com o preço dos combustíveis sempre a pesar, conduzir de forma eficiente é dinheiro direto no bolso. Mas nem tudo o que se diz por aí é verdade....

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados