Carros 100% elétricos: Potência exagerada faz algum sentido?

Ora bem, a potência dura e crua de um carro 100% elétrico é um fator importante, mas não é de todo o único aspeto que determina o prazer de condução ou a usabilidade do automóvel. Aliás, este tema está cada vez mais a ser debatido entre os mais puros dos entusiastas.

Mas então como ficamos, deve um carro elétrico ter potências exorbitantes ou não?

Bem, o famoso carro familiar utilizado de forma diária para maioritariamente trajetos casa-trabalho e trabalho-casa, passou de médias de potência que rondavam os 100 cv para os exorbitantes 200, 300, 400, 500 ou até mais cavalos de potência, quase sempre com uma resposta instantânea ao acelerador, graças ao binário instantêneo das motorizações elétricas ou híbridas.

Hyundai Kauai N

Prazer da condução

É neste aspeto que a potência parece não ter limite e quanto mais vier mais é bem-vindo.

Contudo, nada é assim tão fácil, até porque existem ícones de prazer de condução sobre rodas que nem são os mais potentes ou mais rápidos em linha reta, optando por garantir uma condução desportiva de qualidade aliada às diversas sensações ao volante que proporcionam.

Mas voltando aos elétricos…

Este tipo de ofertas garante um torque instantâneo, ou seja, quando pisa o pedal, o motor garante o binário máximo de forma quase instantânea. Aliás, isto independentemente da sua potência em cavalos (cv).

De facto, os cv de um elétrico vão sim “apenas” aumentar a aceleração e a velocidade máxima, que por regra estão limitadas para assegurar a autonomia, e também a saúde da própria bateria.

Dito tudo isto, após inúmeros testes neste tipo de veículos, a realidade é que até em modelos com “apenas” 130 cv de potência, a condução diária está garantida. Isto porque o torque está lá a qualquer momento, o que dá um outro à vontade nas ultrapassagens e no pára-arranca da cidade. Acaba por dar até uma outra sensibilidade e segurança, porque sabe que o seu automóvel vai responder assim que precisar.

Carros 100% elétricos: Potência exagerada faz algum sentido?

Podemos ver que no prazer da condução, sim a potência “exagerada” faz sentido. Contudo vamos aos aspetos mais importantes de um carro elétrico.

Autonomia e eficiência

Quando o assunto é a condução diária, a verdade é que maior parte dos condutores prioriza estes dois aspetos da condução, com a autonomia a ficar em primeiro lugar.

Ou seja, neste aspeto a potência costumam não ter tanta importância neste tipo de veículos com torque instantâneo. No entanto, a autonomia, eficiência e capacidade para carregamentos rápidos ajudam muito mais na condução diária.

Além disto tudo, existem aspetos mais “escondidos” que os compradores nem sempre conseguem garantir a devida atenção. Estamos a falar da segurança e conforto, isto porque as tecnologias atuais ajudam imenso na condução. No entanto, o mínimo descuido num carro capaz de ir dos 0-100 km/h em 3 segundos em condições ou locais inadequados é o suficiente para ter um mau dia.

  • Nota do redator: Sim, qualquer carro, até os a combustão é possível isto acontecer na mesma frequência. Contudo, um 100% elétrico é capaz de fazer isto sem qualquer esforço e em qualquer local.

Para concluir em poucas palavras, a verdade é que a elevada potência em cv é deveras importante para a experiencia total de um carro elétrico, em especial para os entusiastas. Mas numa condução diária existem fatores mais importantes como a autonomia, conforto, eficiência e tecnologia que ajuda na condução. Com fabricantes que sabem unir tudo isto num único modelo a preço baixo, como é o caso da Tesla e o seu Model 3 e Model Y.

Ainda assim, qual a sua opinião ao saber que cada um destes está na estrada com 400-500 cv para todos os condutores? Partilhe connosco o que pensa sobre isto nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também

Água oxigenada: o grande truque para a máquina de lavar

Com o passar do tempo as máquinas de lavar roupa podem acumular uma série de problemas. O calcário é um deles. No entanto, há...

Esta é a melhor forma de limpar a máquina de lavar roupa!

As máquinas de lavar roupa deixam as nossas peças de vestuário limpas, a cheirar bem e frescas. No entanto é fácil esquecermo-nos como é...

Trocar de smartphone: Qual é a melhor altura?

Como deve imaginar, a Leak.pt testa dezenas de smartphones todos os anos, repartidos pelas diferentes gamas de preço deste mercado, como tal, temos uma...

Smartphones dobráveis: Apple não quer e os outros não vendem!

Como estamos fartos de dizer, o smartphone dobrável já não é, de todo, uma grande novidade para ninguém atento ao mundo mobile. Afinal, a...

Este truque deixa mesmo a geleira de praia gelada durante horas?

Todos gostam de um bom truque e nesta altura de calor os mais procurados são aqueles que estão relacionados com as idas à praia....

Se a sua roupa esteve exposta a isto não a coloque na secadora!

Juntamente com as máquinas de lavar roupa, as máquinas de secar tornaram a lavagem da roupa um processo muito mais fácil e rápido do...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados