Carros 100% elétricos: Estas foram as classificações de segurança!

Conhece o teste Euro NCAP? É um sistema de classificação criado para ajudar os consumidores, suas famílias, e negócios, na comparação dos mais variados tipos de veículos. A ideia é ajudar a escolher a opção mais segura, dentro da mesma gama de preços.

Como já deve ter percebido, o número de estrelas entregue (0 a 5), depende do desempenho de cada veículo numa série de testes. É uma metodologia que pretende simular cenários reais, que por sua vez, nas estradas, podem ter consequências graves para os condutores, como lesões sérias, ou mesmo a morte.

Obviamente que estes testes nunca irão conseguir capturar a complexidade total do mundo real. Ainda assim, é inegável que o Euro NCAP tem ajudado, e muito, a indústria automóvel a evoluir, e por isso mesmo, a investir forte e feio na segurança dos seus veículos.

Dito tudo isto, hoje em dia, ainda temos muitos condutores a olhar para os carros elétricos como apostas menos seguras. Mas será isto verdade? Vamos olhar para as classificações NCAP de 2021. (Atenção, aqui apenas aparecem os modelos lançados este ano. Não estamos a falar da totalidade dos carros elétricos comercializados!)

Carros 100% elétricos: Estas foram as classificações de segurança!

Portanto, em 2021, é muito satisfatório ver que dentro dos 17 modelos testados, 11 foram capazes de chegar às 5 estrelas. Entretanto, dos 6 modelos fora do ‘topo’, quatro ficaram pelas 4 estrelas, enquanto o grupo Renault desiludiu forte e feio, com o Dacia Spring a ficar por uma única estrela, e o Renault Zoe a desiludir ainda mais, ao conseguir zero estrelas.

Antes de mais nada, é preciso ainda considerar que mesmo dentro das 5 estrelas, existem subclassificações a ter em conta. Ou seja, o Top 5 desta tabela, também significa que estamos a falar dos 5 carros mais seguros do ano, com o Mercedes EQS a liderar, seguido de perto pelo Polestar 2 e VW ID.4.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Segue os testes do Euro NCAP? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.