O seu carro aquece quando está parado ao ralenti?

É fácil pensar que o sobreaquecimento do motor só acontece durante viagens longas ou em dias de calor intenso. No entanto, se o motor aquece quando o carro está parado ao ralenti, é provável que haja uma falha no sistema de arrefecimento que precisa de atenção imediata. Quando se conduz a alta velocidade, o ar entra naturalmente pela grelha frontal e ajuda a arrefecer o motor através do radiador. Já quando o carro está parado, todo o trabalho fica a cargo do sistema de refrigeração. Qualquer falha nesse sistema pode fazer com que a temperatura dispare. Mas qual o motivo pelo qual o seu carro aquece quando está parado ao ralenti?

O seu carro aquece quando está parado ao ralenti?

Falhas comuns no sistema de arrefecimento

Um dos problemas mais frequentes está relacionado com a ventoinha elétrica do radiador. Esta ventoinha é essencial para forçar a passagem de ar pelo radiador quando o carro está parado ou a circular devagar. Se deixar de funcionar — seja por avaria no motor da ventoinha, fusível queimado ou sensor de temperatura defeituoso — o sistema perde grande parte da sua capacidade de manter o motor fresco.

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Outro componente crítico é a bomba de água. Trata-se do componente responsável por fazer circular o líquido de refrigeração através do motor. Caso comece a falhar devido ao desgaste ou problemas nos rolamentos, a circulação diminui, e o calor deixa de se dissipar de forma eficaz.

Também o termóstato pode causar problemas. Se ficar preso na posição fechada, impede que o líquido atinja o radiador, bloqueando completamente a regulação da temperatura. E não esquecer o próprio líquido de refrigeração. Assim se estiver contaminado, degradado ou mal misturado, a sua capacidade de absorver calor é comprometida. Utilizar o líquido errado ou não fazer a sua substituição periódica reduz consideravelmente a eficácia do sistema.

Porque não deve ignorar o sobreaquecimento ao ralenti

Um motor a aquecer não é apenas incómodo. Assim pode ser o início de danos graves e dispendiosos. O calor excessivo faz com que os componentes internos se expandam além do tolerável, criando tensões que permanecem mesmo depois de o motor arrefecer. Situações repetidas de sobreaquecimento podem deformar a cabeça do motor, rachar peças metálicas e comprometer a junta da cabeça.

Estima-se que falhas no sistema de arrefecimento sejam responsáveis por cerca de 11% das avarias graves que exigem reboque. Só a substituição de uma junta da cabeça pode custar entre 1000€ e 3000€, dependendo do modelo do veículo.

Além disso, o sobreaquecimento pode danificar o catalisador — um componente fundamental para controlar as emissões poluentes — cuja substituição pode variar entre 200€ e 2500€, sem contar com mão de obra, reboque ou o tempo que o carro fica parado. Por isso, resolver o problema logo que surge, especialmente se acontece apenas quando o carro está parado, pode poupar-lhe muitos euros e dores de cabeça. Agir cedo raramente é conveniente, mas quase sempre sai mais barato.

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Soluções simples quando o carro aquece parado

Na maioria dos casos, o sobreaquecimento ao ralenti pode-se resolver com algumas verificações básicas e manutenção simples. O primeiro passo é verificar o nível do líquido de refrigeração. Mas apenas com o motor totalmente frio. Abra o capô e localize o depósito translúcido do líquido, que normalmente fica perto do radiador. Este deverá ter marcas de “mínimo” e “máximo”. Se o nível estiver abaixo do mínimo, complete com o líquido recomendado pelo fabricante. Entretanto se o nível continuar a baixar com o tempo, pode haver uma fuga — nesse caso, o sistema deve ser analisado por um mecânico através de um teste de pressão.

Se o líquido parecer sujo ou oleoso, poderá ser necessário fazer uma drenagem completa. Para isso, abre-se a válvula de escoamento na parte inferior do radiador, substitui-se o líquido e liga-se o motor com o aquecimento do carro ligado, para expulsar eventuais bolsas de ar que possam obstruir o circuito.

Depois, é importante verificar se a ventoinha do radiador está a funcionar. Quando o carro está parado e o motor quente, deveria ouvir-se um som de rotação (tipo “zumbido”). Se isso não acontecer, deve verificar-se a caixa de fusíveis (geralmente debaixo do capô ou junto ao painel de bordo) e substituir qualquer fusível queimado. Se estiver tudo em ordem, o problema pode estar no motor da ventoinha ou no sensor de temperatura — neste caso, será melhor levar o carro a um técnico para um diagnóstico mais aprofundado.

Problemas mais complexos, como a substituição da bomba de água ou sensores internos, envolvem desmontagem do motor, por isso são tarefas que devem ser deixadas a profissionais.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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