Vale a pena carregar só o smartphone até aos 80%?

Todos queremos a melhor autonomia e isto faz sentido. É por isso que na maioria das vezes tentamos acatar aquilo que os especialistas nos dizem sobre a melhor forma dos dispositivos funcionarem durante mais tempo. Por exemplo, entre a maioria dos conselhos está o facto de se manter a bateria entre os 20 e os 80% para prolongar a sua vida útil. Afinal de contas menos stress na bateria significa menos ciclos e um desempenho geral mais longo. Mas vale mesmo a pena carregar só o smartphone até aos 80%?

Parece uma solução inteligente

Logo à partida esta parece uma solução inteligente. Ao evitar o esforço de um carregamento completo e ao manter a bateria dentro dos 20% a 80%, reduz-se o desgaste das células da bateria. O problema é que quando adotar esta regra, no início vai parecer tudo muito interessante mas com o passar do tempo verá que não é bem assim.

O maior problema é logo à partida a velocidade com que os dispositivos parecem ficar sem energia. Os telemóveis, em particular, já têm uma duração de bateria limitada quando os utilizamos ativamente. Começar o dia com 80% significa que, a meio da tarde, já estava a receber avisos de pouca bateria.

carregar mais rapidamente os smartphones Samsung, carregar um smartphone Galaxy, explodir o telemóvel, gastar bateria do smartphone, android bateria gasta rapidamente

Ou seja, rapidamente a regra dos 80% começa a parecer mais um incómodo do que uma solução.

Com uma carga completa, já não tem de me preocupar com o facto de a bateria acabar a meio do dia.

Ou seja, na prática, a verdade é que esta regra dos 80% pode acrescentar mais ciclos de carregamento – um fator que também pode degradar uma bateria ao longo do tempo.

Carregar a 100% não é a solução perfeita, mas também não é limitar-se a 80%. O segredo é encontrar um equilíbrio.

O que fazer

Em dias atarefados, quando sabe que vai precisar do telemóvel durante horas, carregue-o totalmente sem hesitar. Mas em dias mais calmos, pode desligar o telemóvel cerca de 85% ou evitar completamente o carregamento noturno.

Também deve utilizar os dispositivos de forma mais consciente. Ativar os modos de poupança de bateria ou desativar aplicações em segundo plano desnecessárias ajuda a prolongar a utilização entre carregamentos, reduzindo o desgaste dos ciclos de carregamento frequentes.

Já fez alguma experiência de carregar o smartphone até aos 80%?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também