Carregamento Rápido é assim tão importante? É perigoso!?

O carregamento rápido é uma funcionalidade incrivelmente útil para qualquer smartphone moderno, ao permitir recuperar 50% ou mais de bateria em apenas 10 ou 15 minutos. Porém, como já deve ter percebido ao longo das últimas gerações de smartphones, há fabricantes a apostar mais na tecnologia comparativamente a outras.

Mais concretamente, as rainhas do mundo mobile (Apple e Samsung) apostam muito menos nas tecnologias de carregamento rápido comparativamente à Xiaomi, Oppo, Vivo, etc… Porquê? Vamos tentar perceber!

Carregamento Rápido é assim tão importante? É perigoso!?

Android tempo de bateria

Portanto, é melhor carregar de forma lenta, forma rápida, ou… Ficar no sempre confortável meio? É uma excelente questão, porque a funcionalidade de carregamento rápido é na realidade bastante complexa.

Sendo exatamente por isso que a Samsung e Apple continuam sem grande vontade de apostar em velocidades espantosas.

O que é o carregamento rápido? O que implica?

Num mundo em que estamos sempre com pressa para tudo, é incrível olhar para um smartphone capaz de se carregar dos 0% aos 100% em apenas 30 minutos, ou em alguns casos, 10~15 minutos.

Mas, como também deve imaginar, é sempre melhor para a saúde da sua bateria carregar de forma lenta. O carregamento rápido é hoje em dia banal, mas deveria ser uma funcionalidad de recurso, e não a forma normal de carregar um aparelho móvel.

Porquê?

tempo ao ecrã crianças

Carregamento rápido gera calor, e isso é um risco para o seu smartphone, e até para o próprio carregador.

Temos de ter em conta que nem sempre carregamos o nosso smartphone em condições ótimas. Por exemplo, podemos tentar carregar de forma rápida no nosso carro, num dos dias mais quentes de Agosto, e isso vai não só afetar a performance do aparelho, como vai também ter consequências na longevidade da própria bateria.

Além disso, há muitos utilizadores que optam pelo carregamento rápido enquanto usam o aparelho. O que por sua vez vai acumular o calor do carregamento, com o calor da utilização normal do aparelho. Isto é um grande não para a longevidade do aparelho.

O calor é um fator limitador à performance de um qualquer aparelho, e trás também consequências nefastas para o seu ciclo de vida. Hoje em dia, o carregamento rápido já não gera o calor de antigamente, mas continua a gerar calor suficiente para trazer consequências negativas.

É exatamente por isto que fabricantes como a Samsung e Apple, além de não apostarem em velocidades alucinantes, implementam muitas seguranças automáticas de carregamento para garantir que o calor não se acumula. (É também um pouco por aqui que deve optar por carregadores das fabricantes, ou no mínimo, carregadores de marcas reputadas como a Belkin, uGreen, etc…)

Por exemplo, mesmo nos novos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, que já suportam carregamentos um pouco acima dos 30W, a Apple limita o carregamento de forma muito significativa a partir dos 80% de carga. Uma limitação que entra em ação  mesmo que tenha todas as funcionalidades de proteção desativadas nas definições. (Não é por acaso!)

Conclusão

O carregamento rápido é uma excelente funcionalidade para o mundo dos smarpthones. Porém, não deve carregar o seu smartphone de forma super rápida todos os dias. Por exemplo, se costuma carregar o seu smartphone durante a noite, é completamente indiferente se carrega rapidamente ou lentamente. Opte pelo carregamento mais lento sempre que possível, além disso, utilize as funcionalidades de proteção de bateria do seu smartphone sempre que possível.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.