Carregamento rápido de baixa voltagem: o futuro?

Hoje em dia vivemos todos num ritmo frenético. Saímos a correr para o trabalho ou para a escola. Entretanto no meio de tantas outras atividades chegamos a casa e continuamos a não dispensar o nosso smartphone, tablet ou computador. Mas será que o carregamento rápido de baixa voltagem pode ajudar?

Considerando toda esta mobilidade, a autonomia acaba, de facto, por ter um papel essencial. É que termos um smartphone num bolso sem bateria, é a mesma coisa que não termos nada.

carregamento rápido

Perante esta realidade existem alguns fabricantes a quererem mudar o paradigma. O objetivo passa pela procura de soluções que, pelo menos, carreguem mais rapidamente os equipamentos.

Carregamento rápido de baixa voltagem: o futuro?

Foi exatamente a pensar nisso que a Blackview, um fabricante chinês, desenvolveu um equipamento que vem equipado com uma bateria 11000mAh e que tem o nome de código P10000 Pro. A esta caraterística junta o carregamento ultra-rápido de baixa voltagem de 5V/5A . Não só garante maior segurança, como resolve os problemas de aquecimento ao nível da bateria e carregador.

Mas será que a baixa voltagem e a segurança significam um carregamento menos rápido?

Nada disso. Enquanto o iPhone X necessita de aproximadamente três horas para carregar totalmente uma bateria de 2716mAh, o Blackview P10000 Pro com a sua enorme bateria pode ser carregado em apenas 2 horas e meia. Na prática e olhando para as capacidades dos dois dispositivos, isto significa que o Blackview P10000 Pro carrega 10 vezes mais rapidamente.

Para demonstrar como tudo se processa este fabricante disponibilizou um vídeo na Internet que mostramos abaixo:

No vídeo que podemos ver acima, o Blackview P10000 Pro carrega 4% em cinco minutos. Estes 4% traduzem-se em 30 minutos de reprodução de vídeo com o brilho do ecrã a 50%.

Comparativamente à tecnologia de carregamento rápido que utiliza a voltagem de 9V/12V, a baixa voltagem de 5V/5A traduz-se em menor aquecimento, carregamento mais rápido e maior segurança.

carregamento rápido

No entanto este não foi um processo simples…

Para que fosse possível atingir este feito a Blackview não se limitou a adaptar tecnologias. Assim foi necessário desenvolver um novo adaptador, cabo, bateria, circuito e interface. Para além disso houve ainda a procupação de garantir proteção contra sobrevoltagem, curto-circuitos e muito mais.

Caso tudo isto tenha sucesso não será de estranhar que outros fabricantes como a Huawei ou a Samsung comecem a utilizá-la no futuro.

Entretanto e apesar das inovações tecnológicas ao nível da bateria, o preço não parece aumentar muito se considerarmos que, por exemplo, este equipamento da Blackview custa menos de 200 Euros.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Go 3: Um tablet amigo da carteira?

Ontem foi o dia da Microsoft anunciar a sua gama de produtos Surface, onde, curiosamente, um dos que mais brilhou, foi também um dos...

O Galaxy S22 Ultra vai ser o verdadeiro sucessor ao Note!

Nos últimos meses, temos andado no meio de uma autêntica 'dança', em que tanto temos notícias a afirmar que a gama Note acabou para...

Google Chrome 94 traz uma nova API que ameaça a sua privacidade

Como o meu colega Bruno Fonseca noticiou ontem (aqui), o Google Chrome 94 chegou com várias novidades, especialmente no campo da segurança, para várias...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!