Carregamento rápido de baixa voltagem: o futuro?


Por em

Hoje em dia vivemos todos num ritmo frenético. Saímos a correr para o trabalho ou para a escola. Entretanto no meio de tantas outras atividades chegamos a casa e continuamos a não dispensar o nosso smartphone, tablet ou computador. Mas será que o carregamento rápido de baixa voltagem pode ajudar?

Considerando toda esta mobilidade, a autonomia acaba, de facto, por ter um papel essencial. É que termos um smartphone num bolso sem bateria, é a mesma coisa que não termos nada.

Carregamento rápido

Perante esta realidade existem alguns fabricantes a quererem mudar o paradigma. O objetivo passa pela procura de soluções que, pelo menos, carreguem mais rapidamente os equipamentos.

Carregamento rápido de baixa voltagem: o futuro?

Foi exatamente a pensar nisso que a Blackview, um fabricante chinês, desenvolveu um equipamento que vem equipado com uma bateria 11000mAh e que tem o nome de código P10000 Pro. A esta caraterística junta o carregamento ultra-rápido de baixa voltagem de 5V/5A . Não só garante maior segurança, como resolve os problemas de aquecimento ao nível da bateria e carregador.

Mas será que a baixa voltagem e a segurança significam um carregamento menos rápido?

Nada disso. Enquanto o iPhone X necessita de aproximadamente três horas para carregar totalmente uma bateria de 2716mAh, o Blackview P10000 Pro com a sua enorme bateria pode ser carregado em apenas 2 horas e meia. Na prática e olhando para as capacidades dos dois dispositivos, isto significa que o Blackview P10000 Pro carrega 10 vezes mais rapidamente.

Para demonstrar como tudo se processa este fabricante disponibilizou um vídeo na Internet que mostramos abaixo:

No vídeo que podemos ver acima, o Blackview P10000 Pro carrega 4% em cinco minutos. Estes 4% traduzem-se em 30 minutos de reprodução de vídeo com o brilho do ecrã a 50%.

Comparativamente à tecnologia de carregamento rápido que utiliza a voltagem de 9V/12V, a baixa voltagem de 5V/5A traduz-se em menor aquecimento, carregamento mais rápido e maior segurança.

No entanto este não foi um processo simples…

Para que fosse possível atingir este feito a Blackview não se limitou a adaptar tecnologias. Assim foi necessário desenvolver um novo adaptador, cabo, bateria, circuito e interface. Para além disso houve ainda a procupação de garantir proteção contra sobrevoltagem, curto-circuitos e muito mais.

Caso tudo isto tenha sucesso não será de estranhar que outros fabricantes como a Huawei ou a Samsung comecem a utilizá-la no futuro.

Entretanto e apesar das inovações tecnológicas ao nível da bateria, o preço não parece aumentar muito se considerarmos que, por exemplo, este equipamento da Blackview custa menos de 200 Euros.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.