É uma daquelas perguntas que quase toda a gente já fez, mas que raramente é respondida de forma clara. Deixar carregadores USB ligados à tomada, mesmo sem nada a carregar, gasta eletricidade?
Óbvio que sim, está sempre a gastar. Mas… É muito pouco. O problema é que o “pouco”, durante muito tempo, pode começar a ser muito.
O problema chama-se “consumo fantasma”

Qualquer carregador, seja de smartphone, smartwatch ou tablet, sem estar ligado ao aparelho para o carregar, continua a consumir energia. Pouca, é verdade. Em média, algo entre 0.1 e 0.5 watts por dia. Algo que, isoladamente, é quase irrelevante.
O problema começa quando somas tudo.
Hoje em dia, ninguém tem apenas um carregador ligado. Tem vários. Nem é só isso, temos tudo ligado à eletricidade, como TVs, PCs, Consolas, Boxes de TV, etc… Tudo em standby. Isto custa dinheiro ao fim do mês. Pode ser pouco, mas quando chegas ao final do ano… Custa.
Este fenómeno tem nome: consumo fantasma.
Segundo estimativas oficiais, entre 5% e 10% do consumo elétrico de uma casa vem exatamente daqui. Em dinheiro, pode facilmente representar dezenas de euros por ano. Em algumas casas, mais de 100€.
O que faz sentido desligar (e o que não)

Claro que não faz sentido desligar tudo. Há coisas que têm de estar sempre ligadas, como frigoríficos ou routers, por exemplo.
Porém, carregadores USB são o alvo perfeito para começar:
- São fáceis de desligar
- Não perdem configurações
- Não causam incómodos
- Estão quase sempre ligados sem necessidade
Uma solução simples é usar extensões com botão, ou inteligentes que possam ser controladas através do smartphones (até podes escolher um horário). Desligas tudo de uma vez e acabou.
Queres mesmo saber onde gastas energia? Mede
Entretanto, se quiseres levar isto mais a sério, há medidores de consumo que ligas diretamente à tomada e que mostram quanto um dispositivo está a gastar por dia, por mês ou por ano.
De facto, muitas vezes é aqui que surgem as maiores surpresas. Aquela box “inofensiva” ligada à TV pode gastar mais do que imaginas.
Em suma, entende como as coisas funcionam e faz as contas. Podes mudar a tua vida aos poucos.

