Se o seu carregador estiver quente ao ponto de ser desconfortável segurar ou tocar, é um sinal claro de que algo está errado. Isto pode dever-se a uma avaria no próprio carregador ou a um problema com a ligação entre o carregador e a tomada. Os carregadores de alta qualidade que normalmente vêm com os smartphones têm circuitos de proteção que o desligam automaticamente se algo correr mal. Mas este circuito pode funcionar mal, ou pode estar a usar um carregador de baixa qualidade ou falsificado. Mas afinal como é que percebe se o carregador está a aquecer mais do que o normal?
Veja se o seu carregador está a aquecer mais do que o normal!
Não é difícil perceber se há algum problema. Se o carregador estiver desconfortavelmente quente ou tiver deixado de carregar, desligue-o da tomada e procure sinais visíveis de sujidade ou obstruções nos pinos que se ligam à tomada de parede. Além disso, verifique se a porta de carregamento do seu smartphone está limpa e inspecione a porta USB do próprio carregador (se tiver uma).
Uma vez que a porta esteja limpa, tente novamente, e se ainda estiver quente, use um cabo diferente para ver se o problema persiste. No entanto há situações em que não deve experimentar nada disto e tem de desligar para sempre o carregador e arrumá-lo no lixo.
Quando se deve livrar do carregador
Se vir algum destes sinais de aviso no carregador ou no cabo de carregamento, deixe de o usar. São exemplo disso sinais de derretimento no cabo de plástico ou carregador.
Um cheiro incomum vindo do mesmo, como o cheiro a fumo ou plástico derretido.
Marcas de queimaduras ou uma quantidade súbita de calor.
É muito importante investirmos sempre num bom carregador. Se tiver um da Samsung ou da Xiaomi compre na marca e não utilize outro. Dito isto, temos mesmo de nos afastar dos que têm baixa qualidade ou são falsos. É que esses não cumprem as normas e regulamentos de segurança que nos mantêm seguros.
Se tiver todos os cuidados não estraga o carregador nem o seu smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!