Capas dos smartphones ficam amareladas. Sabe porquê?

As capas transparentes são uma óptima forma de protegermos o nosso smartphone Android ou iPhone sem escondermos a cor e o design. No entanto a maioria delas tem um problema. É que com o passar do tempo as capas dos smartphones ficam amareladas. Porque é que isso acontece?

Capas dos smartphones ficam amareladas. Sabe porquê?

Entretanto a verdade é que elas não ficam amarelas com o tempo. Ficam mais amareladas. Mas eventualmente há algo que não sabe. É que todas as capas claras têm uma tonalidade amarelada natural. A questão é que os fabricantes normalmente adicionam uma pequena quantidade de corante azul para compensar o amarelo, fazendo-as parecer mais cristalinas.

Capas dos smartphones ficam amareladas. Sabe porquê?
Fonte

Os materiais também desempenham um grande papel nisto. Assim nem todas as capas transparentes ficam tão amarelas com o tempo. De facto, as duras e inflexíveis não sofrem muito com este problema. O principal problema está nas capas de silicone baratas, macias e flexíveis.

Este processo de envelhecimento natural é chamado de “degradação material”. Dito isto, há vários fatores ambientais diferentes que contribuem para ele.

O Sol e a nossa própria pele

Há dois fatores principais que aceleram o processo de envelhecimento de materiais das capas de smartphone mais claras. O primeiro é a luz ultravioleta. Neste caso a luz do sol. A luz ultravioleta é um tipo de radiação. Ao longo do tempo, ela quebra as várias ligações químicas que mantêm juntas as longas cadeias de moléculas de polímero que compõem a capa. Isto cria muitas cadeias mais curtas, o que acentua a cor amarela natural.

- Advertisement -
Capas dos smartphones ficam amareladas. Sabe porquê?
Fonte

O calor também acelera este processo. O calor do sol e de algum modo o calor da nossa mão. Por falar em mãos, a nossa pele é a segunda causa. Mais precisamente, os óleos naturais na pele.

Entretanto todos os óleos naturais, suor e gordura que todos temos nas mãos podem acumular-se com o tempo.

Como limpar uma capa que ficou amarelada

Dependendo do tempo que tem a capa, podemos fazer algumas coisas. Logo à partida pode limpar toda a acumulação dos óleos, suor e gordura das suas mãos. No entanto não pode reverter os danos da luz ultravioleta.

Há três agentes de limpeza que pode experimentar: sabão, bicarbonato de sódio e álcool.

No caso do sabão vasta utilizar um pouco de água morna como sabão e dar a à caixa uma limpeza completa com uma escova de dentes antiga.

No caso do bicarbonato de sódio, espalhe-o por toda a capa, especialmente por cima de qualquer mancha particularmente amarela. Molhe uma escova de dentes e use-a para esfregar até fazer uma boa espuma.

Já no que diz respeito ao álcool não o aplique diretamente na capa. Em vez disso, arranje uma toalha de papel ou um pano de limpeza húmido, coloque lá o álcool e esfregue. No entanto cuidado porque por vezes danifica o silicone.

Se a capa já for bastante antiga, pode ser uma batalha perdida. Assim em muitos casos o processo de envelhecimento natural não pode ser totalmente interrompido.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.