Cannabis pode reverter os processos de envelhecimento do cérebro

O desempenho da memória diminui com o aumento da idade. Porém, um novo estudo revelou que o Cannabis pode reverter os processos de envelhecimento no cérebro.

Como qualquer outro órgão, o nosso cérebro também envelhece. Como resultado disso, a capacidade cognitiva vai diminuindo com o aumento da idade. Isto pode ser facilmente observado, uma vez que com o passar dos anos se torna mais difícil aprender coisas novas ou dedicar atenção a várias coisas ao mesmo tempo. Este processo é normal, mas também pode promover a demência. Os investigadores têm vindo a procurar novas formas de abrandar ou mesmo inverter este processo.

Cientistas da Universidade de Bonn, juntamente com alguns colegas da Universidade Hebraica de Jerusalém conseguiram demonstrar uma inversão do processo de envelhecimento do cérebro, pelo menos em ratinhos de laboratório.

Os investigadores administraram uma pequena quantidade de THC, o ingrediente ativo na planta de cânhamo (cannabis), em ratos com idade de dois, doze e 18 meses durante um período de quatro semanas.

Posteriormente, testaram a capacidade de aprendizagem e o desempenho da memória nos animais – incluindo, por exemplo, as habilidades de orientação e o reconhecimento de outros ratos. Os animais que receberam apenas um placebo apresentaram uma perda de memória e de aprendizagem natural relacionada com a idade. Em contraste, as funções cognitivas dos animais tratados com cannabis foram tão boas como os animais de controlo de dois meses de idade.

Este estudo, pode representar uma nova esperança, na procura de soluções para a demência.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário