Canibais estão a atacar os automóveis mas pode proteger-se!

Mais do que nunca e neste fase de verão tem mesmo de proteger-se dos canibais que estão a atacar os automóveis. Isto é algo que acontece um pouco ao longo de todo o ano. No entanto, nesta altura intensifica-se a procura de veículos para peças. Como tal é necessário ter alguns cuidados com a segurança. Antes de qualquer outra coisa saiba que quase todos os veículos em circulação podem sofrer com este fenómeno. A questão de haver veículos mais ou menos preferenciais é um pouco um mito. Ninguém está verdadeiramente a salvo.

Canibais estão a atacar os automóveis mas pode proteger-se!

Tal como o roubo de automóveis, o canibalismo automóvel é outra grande preocupação para os proprietários. Uma vez que as peças roubadas são tão difíceis de recuperar e têm comparativamente pouco valor, é muito improvável que as recupere.

Assim tomar precauções contra o roubo e garantir que tem seguro são as melhores formas de proteger o seu carro do canibalismo.

Logo à partida uma das melhores formas é estacionar em garagens ou parques de estacionamento seguros.

Da mesma forma deve estacionar sempre que possível numa área segura, mesmo por curtos períodos de tempo.

aproveitar ar condicionado

De facto, os melhores locais para deixar um carro sem vigilância são as garagens e os parques de estacionamento que estão fechados, têm CCTV ou outras medidas de segurança instaladas.

No entanto, se não tiver acesso a nenhum destes locais, é importante estacionar numa área bem iluminada onde exista muita afluência de pessoas, o que torna mais difícil para os ladrões retirarem peças sem serem notados.

Há outra boa ideia que poderá colocar em prática. Trata-se de identificar as peças que podem desaparecer com a matrícula do veículo.

Embora seja improvável recuperar as peças roubadas, se um ladrão reparar em qualquer marcação, diminui a probabilidade de roubar ou vender esses componentes.

Por fim, outro bom meio de dissuasão é equipar o veículo com uma câmara de bordo ou instalar uma câmara de segurança no local onde costuma estacionar, que começará a gravar se detetar movimento nas proximidades.

Mas a que se deve este canibalismo automóvel?

Isto acontece porque as peças roubadas são muitas vezes aquelas que normalmente ficam danificadas num acidente, como para-choques, asas dianteiras e faróis.

No entanto, apesar disto, alguns ladrões têm como alvo peças mais caras e mais rentáveis, incluindo catalisadores e airbags, cuja substituição pode ser dispendiosa ou tornar o veículo impróprio para circulação.

Resumindo e concluindo tenha mesmo muito cuidado!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Deve carregar o seu veículo elétrico todas as noites?

Esta é uma pergunta que quem tem um veículo elétrico ou vai comprar faz com muita frequência. Afinal de contas este pode ser um...

O seu carro elétrico vai perder bateria acima desta temperatura!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Água oxigenada: o grande truque para a máquina de lavar

Com o passar do tempo as máquinas de lavar roupa podem acumular uma série de problemas. O calcário é um deles. No entanto, há...

Esta é a melhor forma de limpar a máquina de lavar roupa!

As máquinas de lavar roupa deixam as nossas peças de vestuário limpas, a cheirar bem e frescas. No entanto é fácil esquecermo-nos como é...

Trocar de smartphone: Qual é a melhor altura?

Como deve imaginar, a Leak.pt testa dezenas de smartphones todos os anos, repartidos pelas diferentes gamas de preço deste mercado, como tal, temos uma...

Smartphones dobráveis: Apple não quer e os outros não vendem!

Como estamos fartos de dizer, o smartphone dobrável já não é, de todo, uma grande novidade para ninguém atento ao mundo mobile. Afinal, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados