Inicio Apple Câmara do iPhone pode ser usada para espiar utilizadores

Câmara do iPhone pode ser usada para espiar utilizadores

Quando falamos em segurança num smartphone, normalmente a tendência é dizer iPhone, ou mesmo qualquer dispositivo da Apple.

Problema na privacidade da câmara do iOS

Mas agora o programador e consultor de segurança Felix Krause, que trabalha para a Google, apontou um problema grave de privacidade no iOS. Este explica que quando um utilizador permite que uma aplicação no sistema operativo da Apple possa utilizar a câmara, então a aplicação pode usar a tanto a câmara frontal como a traseira mesmo que o utilizador não a esteja a usar nesse momento(mas desde que a aplicação esteja aberta em primeiro plano).

Câmara

Dando assim a possibilidade da aplicação armazenar fotos e videos mesmo que a interface da câmara não esteja ativa, logo sem o utilizador se perceber.

Exemplo do problema

Podemos usar como exemplo o Instagram, quando o utilizamos pela primeira vez recebemos uma notificação de permissão de uso da câmara, ao responder afirmativamente, a aplicação podia armazenar fotos e videos do utilizador mesmo quando ele via o seu feed, isto é, mesmo que não estivesse a usar a aplicação para tirar uma foto ou fazer video. Isto é tudo um exemplo, não creio que aconteça com esta aplicação em específico.

Mas agora podem imaginar o que pode acontecer se for uma aplicação “maliciosa”.

Felix Krause desenvolveu uma aplicação que permite demonstrar este mesmo problema. A aplicação pretende imitar uma rede social que periodicamente tira fotos ao utilizador e insere-os no feed principal, para mostrar sua habilidade de tirar a foto. Esta aplicação ainda executa um mecanismo de reconhecimento facial para detectar emoção. Neste caso não armazena estas fotos, mas numa aplicação maliciosa podia muito bem acontecer.

O programador já reportou o problema à marca e deu mesmo alguma dicas para o resolver, trais como colocar um LED indicar de uso da câmara nas próximas edições do iPhone e iPad. Isto ainda pode dar muito que falar visto que o novo iPhone X utiliza um conjunto de câmaras para ser desbloqueado com o Face ID.

Este problema não é um erro nem violação de segurança, mas todos os utilizadores devem ter cuidado com as permissões que oferecem e dar apenas as necessárias e apenas às aplicações conhecidas e supostamente responsáveis, como Facebook Instagram Snapchat entre outras. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Rodolfo Januáriohttps://www.instagram.com/lobo.tech/
Bem cedo comecei a interessar-me por computadores e telemóveis, pelas possibilidades que nos davam. Desde então gosto de toda a tecnologia e fico sempre curioso com a sua utilidade e de como funcionam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

É fã de jogos antigos? Prepara-se porque a Atari está de volta!

Depois de esperarmos três anos, a Atari VCS está finalmente pronta! De facto, Milhares de unidades da Atari VCS estão a caminho dos Estados...

Que diferença faz um SSD num computador (ou consola)?

Com a adoção dos SSDs no mundo das consolas, temos vários novos fãs deste tipo de armazenamento super rápido! Muito boa gente que está...

Golf GTD Mk8 chega ao mercado com um belo preço!

Volkswagen Golf GTD Mk8 chega ao mercado com um preço apetecível - A Volkswagen é sem dúvida alguma a fabricante automóvel mais imponente no...

Windows 10: acabaram os bloqueios aos updates do Windows!

Os feature updates do Windows 10 estão disponíveis de forma faseada. Quem os recebe primeiro são quem tem um Surface. Ou então quem em...

Facebook prepara mini-rede social para vizinhos!

O Facebook está sempre a pensar em novidades. Isto como forma de manter os utilizadores bem-dispostos. Dito isto, quando achamos que já tinhamos visto...