Câmara frontal dos topo-de-gama da Samsung desilude?


Por em

A evolução das câmeras dos smartphones nos últimos anos tem sido algo extraordinário! Especialmente a evolução das câmeras traseiras… Então e a frontal? Qual tem sido a evolução de uma das câmeras mais utilizadas pelos entusiastas dos smartphones?

Relativamente a este assunto, a gama média Samsung Galaxy atual até já incorpora câmeras frontais de 24 megapixels. Aliás, em alguns casos até conta com uma lente ‘UltraWide’ tirando a necessidade do uso do Selfie Stick.

Curiosamente, em alguns smartphones até temos flash frontal, para conseguir capturar imagens grande qualidade em ambientes de pouca luz… Mas fica a questão, mesmo com estas características, como é que estas câmeras se portam contra as ‘principais’?

Ora bem, apesar da menor contagem de megapixels, as câmeras frontais dos topos de gama “geralmente” conseguem melhores fotografias que as câmeras em dispositivos Galaxy mais baratos!

Ainda assim… A câmera frontal dos telemóveis topo-de-gama, é a característica que menos tem evoluído ao longo do tempo.

câmera frontal

Várias fabricantes já possuem câmeras com grandes contagens de megapixels nos telemóveis mais ‘premium’. Aliás, muitas já lançaram modelos especializados nessa área, como o Asus Selfie e o OPPO N1.

Afinal de contas, o mercado dos Smartphones a grande aposta das câmeras frontais encontra-se nos modelos de gama média! Onde temos mais opções disponíveis, como o Flash LED e Dual Câmera.

Um exemplo perfeito disto mesmo, é a Linha Mate da Huawei em que apenas a versão “Lite”, vem equipada com duas câmeras frontais.

câmera frontal

Mas voltando ao assunto principal, no que toca à câmera frontal, a Samsung parece manter um ciclo de dois anos para os seus módulos de câmera.

É uma hipótese que faz sentido, se tivermos em conta que a câmera de 8MP do Galaxy S8 veio dois anos após a Samsung ter implementado uma câmera frontal de 5MP no Galaxy S6.

Em paralelo, a Samsung também fez alterações em aspectos como tamanho e abertura do sensor, adicionando ainda auto-foco baseado em software.

Pois bem… O Note 9 ainda incorpora a mesma câmera frontal!

câmera frontal

Nota do Redator – Pessoalmente, tenho alguma experiência com smartphones Samsung, isto porque os terminais que usei durante mais tempo foram o S4, S6 Edge+, S7 Edge, S8+, S9+ e mais recentemente, o Note 8.

Em boa verdade, sempre notei um “upgrade” mínimo… Na câmera frontal. Contudo, perdi a versatilidade que tinha no Galaxy s7 Edge, em que a câmera frontal é “UltraWide”.

Com este smartphone, conseguia capturar melhores fotos de grupo, sendo o telemóvel ideal para passeios de família, sem necessidade de ‘Selfie-Stick’ ou de grande esforço da minha parte.

câmera frontal

Num futuro upgrade, adorava poder contar novamente com uma câmera frontal “Ultra” wide! Mas com mais qualidade, bem como um Flash Frontal LED, visto que a utilização do ecrã como “Flash” é insuficiente em enumeras ocasiões.


Está satisfeito com a câmera frontal do seu smartphone? Acha que tem um bom desempenho ou ainda há espaço para melhorias? Que tipo de mudanças gostaria de ver?

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Cortana tem novo penteado e não só nos dispositivos Apple

Cuidado Tesla! A Volkswagen vai lançar um carro elétrico ‘Low-Cost’

Seguinte