Call of Duty para Windows 11 corre no OnePlus 6T!

O Windows 11 está cheio de surpresas. Recentemente alguns programadores conseguiram instalar este sistema operativo em smartphones Android da Xiaomi e OnePlus, graças ao suporte para a plataforma ARM. Lembro que o mesmo já tinha acontecido há alguns meses com o Windows 10. No entanto, com a versão 11 tudo parece funcionar melhor. Tanto que até foi possível correr o Call of Duty: Modern Warfare para Windows 11 no OnePlus 6T.

Call of Duty para Windows 11 corre no OnePlus 6T!

De facto, o programador polaco Adrian “edi194” Misiak tem feito vários esforços neste sentido. De facto, ele colocou vários vídeos que mostram os jogos para Windows a correr no OnePlus 6T.

Call of Duty OnePlus

Tudo já funciona bem no processador Snapdragon 845. O mesmo se passa com o ecrã sensível ao toque, USB e Bluetooth. No entanto há coisas que não estão a funcionar embora existam formas de o contornar.

Por exemplo, o Wifi ainda não está a funcionar mas o programador utilizou um adaptador externo. O áudio nativo também não, mas via Bluetooth sim como refere o site MSNPowerUser.

O desempenho é surpreendente

O que é realmente surpreendente no meio disto tudo é o desempenho com que os jogos correm. De facto, quase parece que estamos a jogar no computador. Mas vejam os vídeos abaixo:

Entretanto pode ver mais vídeos aqui.

Será que tudo isto vai levar a Microsoft a ponderar num Windows 11 para smartphones?

A Microsoft pensou no lançamento do Windows 11 para tablets. No entanto, para smartphones não. Seja como for há um projeto que pode ajudar a que isto se concretize.

O responsável pelo projeto Renegade disse ao site Windows Latest que o Windows 11 ARM64 pode ser instalado em smartphones Snapdragon 845. Já o Snapdragon 855 é parcialmente suportado pelo port edk2-sm8150.

Graças ao trabalho feito pela equipa Renegade, foi possível arranjar o Windows 11 no OnePlus 6T e no Xiaomi Mi 8. No entanto, muitas partes do sistema operativo não funcionam bem. Por exemplo, ao contrário do que aconteceu no Lumia, não foi possível ativar as chamadas.

Call of Duty OnePlus
Aqui temos o Windows 11 a correr no OnePlus 6T

Para se correr este sistema operativo em smartphones Android os programadores criaram os seus próprios drivers e ferramentas.

Call of Duty OnePlus

É verdade que a Microsoft não desenvolveu propriamente o Windows 11 para correr em smartphones. No entanto, o suporte dado por este sistema operativo à arquitetura ARM torna isto facilmente possível.

Outro pormenor interessante é que o Windows 11 se adapta muito bem aos smartphones. De facto parece feito para eles.

Ora tudo isto pode levar a Microsoft a ponderar o desenvolvimento de uma versão para smartphones. Seria, sem dúvida, um comeback muito interessante.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!