A PlayStation celebrou 30 anos nos Estados Unidos e, para assinalar a data, surgiram dados que mostram bem a força de algumas sagas de jogos na consola da Sony.
Dito tudo isto, dos 20 jogos mais vendidos de sempre em território americano, 10 são Call of Duty. Um domínio que mostra o impacto da saga da Activision e o peso que os títulos third-party têm no ecossistema PlayStation.
Sendo exatamente por isso que a Sony lutou tanto com a Microsoft, quando a Activision foi comprada pela velha rival.
O topo da tabela
No primeiro lugar está o inevitável Grand Theft Auto V, seguido por Minecraft e Red Dead Redemption II. Clássicos como GTA: San Andreas e Vice City também marcam presença no top 10, mas é impossível ignorar a avalanche de Call of Duty que preenche metade da lista.
Entre eles estão Modern Warfare (2019), Black Ops III, Cold War, Modern Warfare II (2022) e até o recente Black Ops 6.
A força dos exclusivos? Onde está?
É verdade que títulos como Marvel’s Spider-Man, The Last of Us e God of War (2018) aparecem na lista e mostram a relevância dos exclusivos PlayStation. Mas a realidade é… Quando se olha para números absolutos de vendas, os blockbusters multiplataforma continuam a dominar.
Call of Duty é rei na PlayStation
Conclusão
Ao fim de 30 anos, a PlayStation construiu uma biblioteca de jogos lendária. Mas este ranking mostra que, no fim do dia, o que vende consolas e domina os tops não são apenas os exclusivos de autor. É também (e talvez sobretudo) o apelo massivo de franquias como Call of Duty.
Mas, tudo tem um fim, e ao que tudo indica, CoD está a ficar cansado. Talvez demasiado cansado. Battlefield já espreita para tentar a ultrapassagem.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


